Lançamento | Endless OS versão 3.4.8


#1

Aqui está o que há de novo na versão 3.4.8

(Lançado: 15 de Outubro de 2018)

  • Esta versão inclui uma etapa única que move 59 aplicativos das versões mais antigas fornecidas pela Endless, para versões fornecidas pelo projeto Flathub de código aberto. Os 59 aplicativos incluem quase todos os aplicativos de terceiros que instalamos por padrão e que não são publicados pela Endless.

    Em uma instalação normal do Endless OS que tem quase 100 aplicativos pré-instalados, a primeira vez que você liga seu computador após a atualização para o 3.4.8, levará muito mais tempo para iniciar do que o normal - até 8 minutos. Isso só acontecerá uma vez após o upgrade. Durante esse processo, o computador ficará na tela inicial normal com o logotipo Endless, mas você perceberá mais atividade no disco se o computador tiver uma luz indicadora para isso. Se você perder energia durante esse processo, não se preocupe, pois ele será retomado com segurança na próxima vez que você iniciar o computador. Por favor, relaxe, pegue um café, chá, chá ou mate e aguarde a conclusão do processo - novos e atualizados aplicativos com melhorias significativas estarão disponíveis para você assim que o processo de inicialização estiver concluído!

    Você observará que todos os aplicativos migrados serão exibidos na guia Atualizações no App Center ou serão gradualmente atualizados automaticamente se você tiver as atualizações automáticas ativadas. Depois de atualizar para a versão Flathub de cada aplicativo, você poderá notar algumas alterações no ícone e na descrição. A maioria das versões de aplicativos publicadas no Flathub são muito mais recentes e são frequentemente publicadas pelos desenvolvedores de aplicativos originais, com novos recursos e correções de bugs disponíveis rapidamente em comparação com as versões anteriores fornecidas pela Endless.

  • Continuando com o trabalho iniciado em 3.4.7 para melhorar o desempenho do sistema enquanto o sistema operacional ou os aplicativos estavam sendo atualizados em segundo plano, ativamos um novo recurso do Linux (chamado bfq I/O scheduler) para tentar equilibrar melhor o acesso a o disco para que os programas executados em segundo plano não reduzam a velocidade do aplicativo que você está usando no momento. Nossos testes mostraram que, mesmo em sistemas com discos rígidos mais lentos, usar esse novo planejador junto com nosso trabalho anterior para executar as atualizações do SO em segundo plano significava que nosso aplicativo de teste (LibreOffice) era lançado rapidamente durante uma atualização do sistema operacional não estava sendo usado. Estamos muito empolgados com essa mudança e, durante os testes da versão Beta, descobrimos que o sistema “parece” mais responsivo.

  • Various bug fixes:

    • Adicione uma verificação para impedir que as atualizações automáticas de aplicativos sejam iniciadas * se você não tiver espaço livre suficiente para baixar e instalar o aplicativo atualizado.
    • Não permita que o brilho seja definido como 0 no painel de controle, o que pode desativar algumas telas LCD.
    • Correção de um bug nos sistemas Intel Gemini Lake, nos quais os aplicativos Endless e alguns outros apareceriam completamente em branco, em vez de usar qualquer texto/imagem.
    • Ative a limpeza automática de algumas pastas para economizar espaço em disco usado por arquivos temporários que não são mais necessários/usados pelo sistema operacional.
    • Corrigir um bug do navegador Chromium que ainda estava causando problemas com o Netflix em dispositivos que tem processadores ARM, como o Endless Mini.
  • Atualizações de aplicativos:

    • O Chromium foi atualizado para versão 69.

    • O Google Chrome foi atualizado para versão 69.

    • Atualizada a lista de aplicativos foi adicionado mais 14 aplicativos em dispositivos que tem processadores ARM como o Endless Mini.

Endless OS 3.4.8 disponível para download em https://endlessos.com/pt-br/download para novas instalações ou para baixar a atualização para Endless OS 3.4.8 é só ir na Central de Aplicativos


Lançamento | Endless OS versão 3.4.7
#2

A atualização não aparece na Central de Programas :frowning:


#3

Abra o aplicativo monitor de sistema vai em processos e fecha a central de aplicativos. Abra novamente a central de aplicativos e verifique por atualizações.


#4

Leandro, sabe quanto tempo dura em média para copiar um aplicativo para o pendrive? O meu tá conectado à máquina há umas 4h e nada de copiar os aplicativos ainda.


#5

Você clicou para copiar para o USB?


#6

Sim, cliquei. Aparece a mensagem “copiando” em todos os aplicativos instalados no computador e não apenas naquele aplicativo que desejo copiar, no meu caso é o Minetest, para usá-lo em outras máquinas com meus alunos. Depois que some a mensagem “copiando”, ejeto o dispositivo e o conecto outra vez na mesma máquina, mas aparece “Nenhum aplicativo disponível” dentro da aba USB na Central de programas.


#7

Formate o pendrive e tente novamente

_____________________________________________

  1. Abra o app Terminal
  2. Escreva no Terminal após o sinal $ o comando killall gnome-software e pressione a tecla Enter.
  3. Após o passo acima, escreva no Terminal após o sinal $ o comando gnome-software --verbose> gnome-software-verbose.txt

(Isso irá iniciar a Central de Mais Programas e reunir uma grande quantidade de informação na saída de depuração para um arquivo de texto chamado “gnome-software-verbose.txt” que você encontrará dentro da pasta Documentos > Pasta Pessoal.)

  1. Reproduza o problema que você está tendo na Central de Aplicativos.
  2. Após a reprodução do problema, feche a Central de Aplicativos e volte para o app do Terminal.
  3. Clique dentro da janela do Terminal e pressione as teclas Ctrl + C para finalizar o processo em andamento.
  4. Abra o aplicativo monitor de sistema vai em processos e fecha a central de aplicativos
  5. Por ultimo nos envie o arquivo gerado chamado “gnome-software-verbose.txt” e aguarde a análise do caso.

closed #8