Lançamento | Endless OS versão 3.5.2 e 3.5.3


#1

O Endless OS 3.5.2 foi lançado na quarta-feira 12 de dezembro de 2018, imagens para novas instalações foram publicadas na quinta-feira. O Endless OS 3.5.3 foi lançado e 13 de dezembro de 2018, para consertar mais uma questão crítica; (Se você instalar 3.5.2, você receberá a atualização para o 3.5.3.)

Novo comportamento de clique com o botão direito do mouse em touchpads multi-touch

Em notebook com touchpad multi-touch, um toque com um dedo em qualquer lugar do touchpad agora é tratado como um clique esquerdo (primário). Para clicar com o botão direito, mantenha um dedo em contato com o touchpad e toque com outro dedo. (Nas versões anteriores do Endless, um toque com um dedo na área inferior direita do touchpad era tratado como um clique com o botão direito do mouse. Esse novo comportamento é consistente com o GNOME 3.28 e mais recente.)

Se você quiser voltar ao comportamento anterior, abra o Terminal e execute este comando:

gsettings set org.gnome.desktop.peripherals.touchpad click-method default

Se mais tarde você quiser reativar o novo comportamento, abra o Terminal e execute este comando:

gsettings reset org.gnome.desktop.peripherals.touchpad click-method

Suporte de hardware atualizado

Em sistemas com GPUs gêmeas Nvidia Optimus, o PRIME Sync está agora ativado para evitar o rasgo da tela.

Microfones externos agora são detectados corretamente em vários sistemas Acer e Asus. Um travamento no servidor de som PulseAudio em alguns sistemas foi corrigido.

Em alguns computadores com determinadas placas gráficas AMD instaladas originalmente com o Endless OS 3.4.8 ou anterior, a atualização para o Endless OS 3.5.0, 3.5.1 ou 3.5.2 faz com que o sistema trave quando é ligado. Esse problema é resolvido no Endless OS 3.5.3 e é a única diferença entre 3.5.2 e 3.5.3. Se o seu sistema já estiver afetado por esse problema, selecione o “Avançado…” no menu GRUB que você vê quando iniciar, e escolha uma versão mais antiga do Endless OS. Depois que essa versão for iniciada, abra a Central de Aplicativos e atualize para o Endless OS 3.5.3. (Se o menu GRUB não abrir automaticamente quando você ligar o computador, siga estas instruções.)

Hack

Esta versão do Endless OS forma a base da versão Beta do Endless Hack, o notebook comum que ajuda as crianças a aprenderem a codificar. Ao desenvolver recursos exclusivos para o Notebook Hack, muitos problemas menores na área de trabalho padrão do Endless OS foram resolvidos.

Outras melhorias e mudanças

  • A Central de Aplicativos ganhou o suporte para a língua polonesa.

  • Nas versões anteriores, a Central de Aplicativos algumas vezes mostrava “Operação cancelada” se você digitasse termos de pesquisa rapidamente; isso não é mais mostrado.

  • Depois de instalar todas as atualizações de aplicativos disponíveis na Central de Aplicativos, às vezes, seria solicitado incorretamente que você reiniciasse o computador ou mostrava uma lista de atualizações fantasmas. esses problemas forão corrigidos.

  • Melhor detecção de fuso horário na primeira inicialização: Melhoramos o processo de configuração exibido em novos computadores para tentar detectar com mais rapidez seu fuso horário.

  • Corrigido congelamento ao arrastar ícones do desktop: Arrastar ícones na área de trabalho faria com que o computador parasse de responder a cliques e pressionamentos de teclas até que fosse reiniciado; isso foi corrigido e os ícones podem ser reorganizados arrastando-os.

  • O Chromium foi atualizado para versão 70.0.3538.110.

  • Nenhuma notificação quando o computador entra automaticamente em suspensão: Quando um computador executando o Endless OS fica inativo por um tempo, a tela fica em branco; Algum tempo depois, vai dormir. Anteriormente, a tela voltava a ser ligada logo antes de o computador entrar no modo de suspensão, exibindo uma mensagem “Power: 1 new notification”. Esta mensagem não é mais mostrada.

Problemas conhecidos

  • Primeira experiência de inicialização apenas parcialmente traduzida: Na primeira vez que você inicializar o Endless OS, será solicitado que você escolha seu idioma, aceite nosso EULA, configure o Wi-Fi e crie sua conta de usuário. Devido a um descuido, se você escolher um idioma diferente do inglês, algumas páginas ainda serão parcial ou totalmente exibidas em inglês. O mesmo problema também afeta 3.5.0 e 3.5.1; esperamos consertar isso no release de janeiro (que provavelmente será chamado de 3.5.4).

Endless OS 3.5.2 disponível para download em https://endlessos.com/ para novas instalações ou para baixar a atualização para Endless OS 3.5.2 é só ir na Central de Aplicativos


Lançamento | Endless OS versão 3.5.5
Lançamento | Endless OS versão 3.5.7
Meu touchpad não funciona!
Meu teclado está louco
#2

Parabéns à toda Equipe do EndlessOS pelo excelente trabalho. E que bom que resolveram os problemas da listagem de atualizações fantasmas na Central de Programas. Era um problema relativamente antigo e que agora foi solucionado.

Obrigado por nos prestarem seu tempo e dedicação.


closed #3