Problema na instalação

Olá, meu nome é Cleiton sou um usário de Linux a muito tempo e trabalho com programação e recentemente utilizei o Endless em um live no pendrive e gostei muito do sistema, o problema que eu fui colocar o sistema como ativo em um note da Asus e depois da instalação, o sistema pede para que eu retire o pen drive e depois desligue (tudo bem até ai…) o notebook e quando eu o ligo novamente, aparece totalmente sem sistema, tentei instalar outro sistema linux (sparky) e foi normal, achei que seria algum problema com o instalador, então baxei um novo e funcionou normal como teste live, só que ao instalar apareceu o mesmo problema, alguém sabe como resolver?

Desde já, agradecido!
Cleiton

Eu não tenho Windows no nootbook, na verdade eu não tenho sistema nenhum, eu usei um live para fazer o pendrive bootavel pelo Etcher.

Em alguns sistemas, incluindo determinados computadores Acer, será preciso realizar mais alguns passos. As instruções abaixo foram testadas em um “Acer Aspire R 13”. Os passos exatos podem apresentar algumas diferenças em outros sistemas.

  1. Entre na tela de configuração EFI/BIOS.
  2. Na guia Security, selecione Set Supervisor Password e digite uma senha fácil de lembrar. Por favor, certifique-se de lembrar esta senha - você precisará dela em etapas posteriores. (Não precisa ser uma senha forte.)
  3. Escolha Select an UEFI file as trusted for executing - esta opção agora deve estar disponível
    • Selecione o seguinte arquivo: HDD0 → EFI → Endless → bootx64.efi
    • Escreva Endless OS como nome para esta opção de inicialização.
    • Selecione Sim
  4. Na guia Security, selecione Set Supervisor Password novamente e digite a mesma senha que você digitou na etapa 2, mas somente uma vez!
    • Deixe os campos Enter New Password e Confirm New Password em branco! (apenas pressione Enter)
    • Isso removerá a senha de supervisor criada no passo 2, deixando o programa de configuração disponível sem uma senha, assim como a configuração de fábrica.
  5. Na aba Exit, selecione Exit Saving Changes, seguido de Yes.
  6. Acesse novamente à tela de configuração EFI/BIOS
  7. Na aba Boot, você verá uma nova entrada no final da lista, EFI File Boot 0: Endless OS
  8. Selecione essa entrada e pressione a tecla F6 repetidamente até que esta entrada suba e esteja listada antes do Windows Boot Manager.
  9. Na aba Exit, selecione Exit Saving Changes, seguido de Yes.