Steam e partição da HDD

Olá, eu recentemente comprei um notebook com SSD e HDD e o sistema endless, que chegou com pompas de ser muito bom e user friendly… mas não está dando certo para mim.

Baixei o app da Steam no app center do endless e desde então só terror: não consigo de jeito nenhum criar uma pasta de biblioteca da steam dentro da minha HDD - eu sempre recebo a notificação de que a pasta na qual a partição da hdd foi montada é “read-only” e eu não tenho permissão para mudar (mas eu sou o dono e unico usuário do notebook). Eu não quero os jogos da steam sendo instalados na ssd.

Como proceder? Alguma ajuda?

Qual versão do Endless OS você tá usando?
Para verificar qual versão do Endless OS você está em Configurações :arrow_right: Detalhes

versão: 3.4.8-nexthw1 (181022-065956)

de ontem para hoje algo mudou no boot
eu realmente não sei mexer em linux e achei que a transoição de windows para linux seria um pouco mais tranquila.

=//

eu realmente estou precisando de suporte e preciso de alguém que possa me ajudar em algumas questoes, pode ser remotamente ou fisicamente. não sei quanto custaria um serviço desses, mas podemos conversar

Primeiro passo atualize para o Endless OS 3.6.1 pela Central de Aplicativos

eu atualizei ontem
mas estou com um problema no boot também
eu tenho a opção de usar o sistema atualizado, versão 3.6.1, mas não entra
fica em looping eterno e nunca loga

=//

anexo duas imagens; não estão muito boas, ma na primeira da para ver Endless e a opção advanced, na prieira - endless - eu entro em emergency mode e fica em loop (não loga), em advanced conduz ao que voce vê na segunda imagem; o flash atrapalha, mas você pode ver o endless 3.6 e o 3.4, somente o segundo entra

!

Algo que nos ajudaria bastante a entender o problema seria o seguinte:

1. Abra o aplicativo chamado ‘Terminal’
  2. Neste aplicativo execute o comando:

eos-diagnostics

1. O comando acima irá criar um arquivo com as informações do seu sistema (exemplo: eos-diagnostic-160614_111731_UTC+0100.txt); Nos envie esse arquivo para que possamos analisar e ver uma possível solução

claro :))

eos-diagnostic-190724_164440_UTC-0300.txt (568,6 KB)

@mwleeds could help?

1. Abra o aplicativo chamado ‘Terminal’
  2. Neste aplicativo execute o comando:
sudo bash
eos-rollback

(Vai ser solicitada a senha do usuário, que não será exibida enquanto você digita)

isso resolveu meu principal problema: o do boot. Ta inicializando perfeitamente.
Muito obrigado pela ajuda :)))))))))))))))))))))))))))

Por padrão vocẽ não tem permissão para instalar jogos em outro HD que não seja o HD Principal por motivo de segurança
Mais você pode dar a permissão usando esse comando no aplicativo terminal

flatpak override --user --filesystem=/path/to/mountpoint com.valvesoftware.Steam

Infelizmente tentei atualizar o sistema e acabei ficando com um problema ainda maior do que antes: na esperança de ter a versão 3.6.1 rodando eu acabei tendo novamente o mesmo problema do boot de antes mas agora não consigo acessar nenhuma das duas versões no GRUB. Nem a antiga loga mais para eu poder fazer o rollback. Repare que a ordem mudou:

Dessa vez nenhuma das duas versões liga e eu caio sempre naquele loop infinito para logar. Há alguma forma de recuperar o sistema por algum código de linha de comando nessa parte da inicialização?

Você precisa reinstalar o Endless OS
Aqui está as instruções para criar um pendrive do Endless OS
(Você irá precisar usar outro computador para criar um pendrive do Endless OS)

Criei o pen drive de instalação. Mas mais problemas surgiram:

Isso aparece após eu escolher o pen drive e pedir a instalação do sistema.

Eu não aguento mais :((((