Travamentos e erros gráficos

Boa noite.
Tenho um Acer Nitro-5 novo, com 3 meses de uso.
Já fiz todas as atualizações que o SO ofereceu, inclusive a do próprio Endless, mas a máquina fica travando os jogos e voltando para a tela inicial, como se faltasse memória.
Outra coisa muito chata é a resolução gráfica, que apresenta muitas falhas, tornando partes da tela de alguns app escuras. Isso acontece múito no Chromium, mas também em outros aplicativos.
A máquina é muito lenta para um equipamento que possui um SSD.
Não sei se isso é problema da máquina ou se são bugs do Endless.
Quando os programas travam e fecham, não aparece nenhuma mensagem de erro.
Alguém pode me ajudar?

1 Like
  1. Abra o aplicativo chamado ‘Terminal’
  2. Neste aplicativo execute o comando:
killall gnome-software
flatpak update --appstream && flatpak update -y
eos-updater-ctl update
gnome-software

Algo que nos ajudaria bastante a entender o problema seria o seguinte:

  1. Abra o aplicativo chamado ‘Terminal’
  2. Neste aplicativo execute o comando:

eos-diagnostics

  1. O comando acima irá criar um arquivo com as informações do seu sistema (exemplo: eos-diagnostic-160614_111731_UTC+0100.txt); Nos envie esse arquivo para que possamos analisar e ver uma possível solução

Oi Leandro, obrigado pela atenção.
Como eu abro esse terminal?

Criei o arquivo. Está em anexo.

eos-diagnostic-201108_150121_UTC-0300.txt (2.08 MB)

Olá.
Acabei de executar a primeira série de comandos que você me mandou.
Veja abaixo:

ricardo@endless:~$ flatpak update --appstream && flatpak update -y
Atualizando dados de appstream para remoto eos-apps
Atualizando dados de appstream para remoto eos-runtimes
Atualizando dados de appstream para remoto eos-sdk
Atualizando dados de appstream para remoto flathub
Procurando por atualizações…
Info: com.github.unrud.VideoDownloader está em fim de vida, com motivo: youtube-dl disabled
Info: com.github.unrud.VideoDownloader.Locale está em fim de vida, com motivo: youtube-dl disabled
Info: org.gnome.Platform.Locale está em fim de vida, com motivo: The GNOME 3.32 runtime is no longer supported as of 11th March 2020. Please ask your application developer to migrate to a supported platform.
Info: org.gnome.Platform.Locale está em fim de vida, com motivo: The GNOME 3.34 runtime is no longer supported as of 14th August 2020. Please ask your application developer to migrate to a supported platform.
Info: org.gnome.Platform está em fim de vida, com motivo: The GNOME 3.32 runtime is no longer supported as of 11th March 2020. Please ask your application developer to migrate to a supported platform.
Info: org.gnome.Platform está em fim de vida, com motivo: The GNOME 3.34 runtime is no longer supported as of 14th August 2020. Please ask your application developer to migrate to a supported platform.
Nada para fazer.
ricardo@endless:~$

LeandroStanger

      Ambassadors




    November 7

Algo que nos ajudaria bastante a entender o problema seria o seguinte:

  1. Abra o aplicativo chamado ‘Terminal’
  2. Neste aplicativo execute o comando:

eos-diagnostics

  1. O comando acima irá criar um arquivo com as informações do seu sistema (exemplo: eos-diagnostic-160614_111731_UTC+0100.txt); Nos envie esse arquivo para que possamos analisar e ver uma possível solução

Visite o Tópico ou responda este email para responder.

Para cancelar a subscrição destes e-mails, clique aqui.

eos-diagnostic-201108_150912_UTC-0300-(2).txt (2.09 MB)

Aí está uma amostra de como vai ficando a tela de alguns aplicativos.
Estão percebendo aquela barra preta logo acima da imagem? Aos poucos a tela vai ficando toda assim.

Veja a sequência:

Perceba a evolução do problema. Agora a lateral também tem uma faixa preta, e assim vai evoluindo de acordo com o manuseio.

Aqui está mais uma tela mostrando a evolução do problema. Ele só para quando feço uma atualização da tela ou reinicio o programa em questão.

Bom dia.
Tem alguma atualização que eu possa fazer para estes problemas sumirem?
O Chromium está horrível, difícil de trabalhar.

Atualize para o Endless OS 3.9 pela Central de Aplicativos

Obrigado Leandro.
A máquina ficou bem mais rápida e os programas se tornaram mais fluidos, embora o Chrome ainda seja um problema a parte, mas neste caso, acho que o problema é especificamente com ele.
Valeu.

1 Like

As it seems that this issue only occurs in Chrome (from your screenshots), can you please try to disable hardware acceleration in gnome to see if the problem persists.

Settings ➝ Advanced ➝ Uncheck: “Use hardware acceleration when available”.

After restarting your Browser, open the following URL to verify the settings:
chrome://gpu

It should look like:
image
If this fixes your issue we will check which settings can be enabled without disturbing the window composition. Unfortunately Google Chrome is relatively picky about it’s hardware acceleration which can lead to such issues under difference circumstances.

This topic was automatically closed 28 days after the last reply. New replies are no longer allowed.