Alguém conseguiu no Positivo Motion Q232A?

Demorou muito e aparece a mensagem:
“Opa algo deu errado com seu arquivo Endless OS”
“Não foi possível encontrar a partição que contém arquivos do Endless OS.”
Não achei resolução no fórum, os dois tópicos sobre esse computador nunca foram respondidos.
É possível utilizar o Endeles no meu computador?

Bom dia pessoas!

O instalador padrão não funcionou para mim. A solução que encontrei foi:

1 - Baixar a ISO, opção “Via Linux ou Mac”
1.1 - Baixei a versão Full: português (Brasil) (13.53 GB) - recebi a versão “eos-amd64-amd64-pt_BR-3.8.3-iso.torrent”
1.2 - Não tenho Torrent, então acessei http://torrent2exe.com/ e submeti esse arquivo (selecione o arquivo que recebeu acima com o botão “Browse” e clique em “Start Download”): Ele vai criar um arquivo executável de 1.8 MB: “eos-amd64-amd64-pt_BR-3.8.3-iso.torrent.exe”
1.3 - É esse executável que vai baixar a imagem ISO de 13 GB: “eos-eos3.8-amd64-amd64.200609-215702.pt_BR.iso”
2 - Baixar o Rufus, veio a versão 3.11 (https://rufus.ie/pt_BR.html)
2.1 - Usei um pendrive de 32 GB, não sei se funciona com um de 16 GB (testem!)
2.2 - Selecione o seu pendrive; a imagem ISO; o destino “BIOS (ou UEFI-CSM)”; Deixe tudo padrão e com “FAT32”; Se quiser faça um passo em busca de blocos defeituosos no pendrive (eu já tinha feito uma vez, como criei o pendrive mais de uma vez, na vez que funcionou não fiz)
2.3 - Clique no botão “INICIAR” (acho que demorou menos de 30 minutos para montar o pendrive)


3 - Reinicie o notebook e aperte [F2] assim que aparecer o simbolo da positivo
3.1 - Acesse “Administrator Secure Boot”
3.2 - Ponha “Disable” em “Enforce Secure Boot”
3.3 - Ponha “Enable” em “Erase all Secure Boot Settings” (não sei se é realmente necessário, mas funcionou para mim - se você voltar aqui de novo não se preocupe pois vai estar “Disable”)
4 - Reinicie o notebook e aperte [F11] assim que aparecer o simbolo da positivo (você pode acessar também com [F2] e acessar “Boot Manager”)
4.1 - Vai demorar 15 minutos, depois desse tempo vai aparecer o ponteiro do mouse
4.2 - Selecione a opção de “Formatar”; escolha a distribuição (só vai ter uma mesmo). Às vezes a tela apaga, pressione [Ctrl] ou [Shift] para voltar a ver o processo de instalação
4.3 - Acompanhe por uns 40 minutos. Após isso ele pede pra você desligar (use o botão da caixa de diálogo), retirar o pendrive e ligar o notebook de novo
4.4 - Vai surgir uma mensagem de “falha do boot do windows”: Dê ok, só aparece essa vez
5 - Na tela de “Bem-vindo”: Escolha “Português (Brasil)” - você é livre para escolher outro idioma - e clique em “Próximo”
5.1 - Layout do teclado Português (Brasil) - Esse notebbok tem teclado ABNT - e clique em “Próximo”
5.2 - Aceite os “Termos de serviço”, é opcional enviar estatpisticas de uso (basta desmarcar o checkbox embaixo dos termos)
5.3 - O próximo passo é escolher uma rede Wi-Fi, pode “Ignorar”, sua versão é full, depois você configura isso num lugar com rede Wi-Fi
5.4 - Comece a digitar “brasília” na caixa de fuso horário, depois selecione “Brasília, Brasília - Distrito Federal, Brasil” no combobox que aparece embaixo. Clique em “Próximo”
5.5 - Ponha seu nome e escolha “Definir uma senha”, se não escolher e der problema você não consegue fazer login… Defina uma senha amigo! Depois crie contas com controle parental para seus filhos.
5.6 - “Tudo Pronto!” E não fica piscando a tela!!!

Obs.: Eu fiz todo o processo, a partir do passo 4, com o computador fora da tomada: Dei carga de 100% na bateria e iniciei a instalação, no final restou quase 90% de carga e previsão de 13 horas de uso! Ele é um notebook péssimo com o windows, mas tem previsão de 6h de autonomia principalmente por causa do HD SSD. Com o Endlees promete mais que o dobro, mas não testei essa autonomia, acabei de instalar!

This topic was automatically closed 28 days after the last reply. New replies are no longer allowed.