Como instalar o Endless OS em dual boot com o ubuntu?

Olá! É a minha primeira vez aqui no fórum. Me interessei pelo Endless OS enquanto pesquisava sobre algumas distros do Linux, pois sou iniciante e utilizo Ubuntu como minha primeira distro “séria”. Certa vez, também havia visto o anúncio no Facebook, e isso me despertou o interesse pelo sistema.
Por isso, gostaria de instalar o Endless OS, e queria saber como posso fazer isso, e, de preferência, sem desinstalar o Ubuntu 16.04. Fazendo, assim, a instalação dual-boot, que, acredito eu, ficará na mesma partição do HD, instalada como um software.
Alguém se habilitaria a me ajudar??

P.S: Baixei a versão simples, de 2gb, e não sei como manusear os arquivos.

Grato.

@fabiodutra
https://support.endlessm.com/hc/pt/articles/209063006-Onde-posso-baixar-directamente-os-arquivos-de-imagem-do-Endless-OS-

Fábio,

Eu fiz uma instalação sobre o Windows 10. E como vc mencionou, o dual boot nada mais é do que uma instalação sobre o mesmo HD. O Endless se comportará como um software e na carga do SO será exibida uma tela para seleção do SO que vc deseja carregar.

No caso do Windows 10 há um arquivo executável que basta vc clicar para iniciar a instalação, já para Linux eu confesso que não sei te informar como vc deve iniciar a instalação, dá uma olhada nas resposta do fórum que de ve ser simples.

[ ]

Waldir

@fabiodutra fico muito feliz em ver seu interesse pelo Endless e o Linux em geral. Entretanto, infelizmente no momento o Endless não suporta a instalação dual-boot com outro sistema Linux como o Ubuntu. Essa é uma funcionalidade que ainda não foi integrada no instalador.

O que você pode fazer seria criar um Endless Pen drive que você pode usar para bootar o Endless sem ter que instala-lo no disco da sua maquina. Outra alternativa seria fazer a instalação em um hd externo, independente do seu Ubuntu.

Espero que isso ajude. Boa sorte!