Olá, Fábio Dutra!
Eu também estou muito interessado nesse fascinante OS. Sou usuário Ubuntu e de outras distros. Estou atualmente empenhado em conseguir usá-lo junto com os que tenho instalados no mesmo HD. Também sou iniciante, mas consegui fazer algum progresso depois de algumas tentativas. Vou compartilhar aqui.
O meu HD está particionado de maneira que eu possa incluir tantos OS’s quantos o meu espaço em disco e o GRUB permitir.
Eis um print das minha partições:
https://1drv.ms/i/s!AmYkaPjhMa2xgbpSlYNlmhHe4v-0oQ
A tabela de partições é do tipo MBR devido ao Windows 10 não ter suporte ao tipo GPT quando o hardware não oferece suporte a UEFI.
O OS’s que eu já uso são:
-Windows 10
-Ubuntu 16.04 LTS
-Slackware 14.03
-Kali Linux 2016.2
- Android x86 (5.1 - Lollipop)
Vamos ao print em questão para que todos possam entendê-lo:
Criei duas partições primárias, sendo uma para o Windows 10 e outra para o EOS, sendo que o Win cria outra para uso próprio, daí ficam três primárias. Sendo assim, só é possível criar mais uma primária para tabelas do tipo MBR. Então eu criei uma estendida e dentro dela criei algumas lógicas para acomodar os outros OS’s que não têm frescura assim como o Windows.
Eu me deparei com esse problema do EOS ainda não aceitar dualboot com qualquer OS, então fiz o seguinte: criei um pendrive EOS do jeito que o site ensina e o instalei sozinho no HD, depois de atestar o funcionamento do EOS dei boot com um LiveCD do Ubuntu para “espiar” e tentar entender como o instalador cria e separa as partições. Logo, vi que ele apenas criara uma partição de SWAP com 4GB no final do disco, deixara 64MB não alocado no início do disco e instalara a raiz do sistema no meio. Então, diminui a partição do meio para 32GB, criei a do Windows 10 antes dela e a estendida depois para os outros OS’s, também passei a partição de SWAP para dentro da estendida e tudo isso sem nenhum erro ou aviso.
Logo depois removi o Live CD do Ubuntu e deixei o boot rolar e fiquei surpreendido, pois eu achei que depois dessas modificações ele não iria “bootar”, mas “bootou”, perfeitamente.
Daí continuei instalando os outros OS’s sem deixar que eles instalassem o GRUB ou LILO e deixei o Win10 e o Ubuntu para o final, pois não dá pra controlar isso nesses. Decidi fazer mais um teste e o EOS estava intacto e funcional, mais uma vez funcionando perfeitamente. Mas quando eu instalei o Ubuntu ele não mais funcionou. Na sequência eu instalei o Windows 10, daí ele sobrescreveu o gerenciador de boot do Ubuntu (é de praxe), eu, logo depois, reinstalei o GRUB com o LiveCD do Ubuntu e restabeleci o boot de todos os outros OS’s.
Pesquisei um pouco sobre kernel e dei uma olhada dentro do diretório /boot na partição do EOS para ver o que tinha dentro, e, baseando-me nisso, alterei o arquivo /etc/grub.d/40__custom, no Ubuntu, para que ele incluísse no GRUB a entrada do EOS. Logo depois eu rodei o update-grub. A entrada foi adicionada e o “kernel do EOS” foi encontrado e algo (não sei se foi boot) aconteceu, entretanto o resultado não foi satisfatório. O “algo” aconteceu de forma totalmente diferente do boot do EOS. Pareceu o boot do Slacware - várias frases subindo bem rápido, o que me parece ser os módulos inerentes ao hardware sendo carregados - e em um dado momento as frases param de subir e é exibida no final da “lista” uma mensagem me instruindo, caso eu queira, a gravar em um pendrive um log mencionado na mensagem. Logo abaixo vem o que me parece um shell, mas que só aceita o comando exit, todavia não reinicia o computador nem nada. Eu reiniciei com Ctrl+Alt+Del.
Meu nível de conhecimento não me permite dizer o que houve ou se eu estou perto ou longe de conseguir um boot bem sucedido. Logo, venho buscar ajuda.