Como instalar programas fora da Central de Programas (método raw)

Com esse script é possível instalar diversos programas que não estão na Central de Programas do Endless OS:

http://pastebin.com/dhnKG7eP

Para que ele funcione é preciso ficar atento ao detalhes:

  1. O software PRECISA SER PARA 64 bits.
  2. O software PRECISA estar em no formato .tar.bz2, .zip, ou .tar.gz
  3. O software PRECISA vir com todas as dependências.
  4. O Computador PRECISA estar conectado com a internet.
  5. Sempre coloque nas configurações os parâmetros entre aspas duplas

Devidamente informados vamos aprender a configurar:

Nesse exemplo eu vou usar o Blender um modelador 3D muito bom que eu usava no Ubuntu mas você pode por, eu sei que tem o Blender como flatpack mas depois da instalação não funcionou pra mim,então eu modifiquei o Script Firefox e instalei e funcionou :slight_smile: :

Vamos as modificações na linha PACKAGE_FILE você vai colocar o nome do pacote coloque o nome do arquivo que vai ser baixado sem a extenção no meu caso:

PACKAGE_FILE="blender-2.78a-linux-glibc211-x86_64"

Na linha PACKAGE_URL você deve colocar o Link para download direto do pacote:

PACKAGE_URL="http://ftp.nluug.nl/pub/graphics/blender/release/Blender2.78/blender-2.78a-linux-glibc211-x86_64.tar.bz2"

Aqui você coloca o nome, a versão e uma “hint” (não coloque espaço nem acento em APP_NAME:

APP_NAME="Blender "
APP_VERSION="2.7.8"
APP_COMENT="Modelagem 3D, animação, renderização e pós-produção"

Caso goste de usar a barra de pesquisa é interessante colocar isso
APP_KEYWORDS="3d;cg;modeling;animation;painting;sculpting;texturing;video editing;video tracking;rendering;render engine;cycles;game engine;python;"

Você precisa colocar a linha de comando que deve ser usada para iniciar o programa geralmente é na pasta /bin/nome mas nem sempre no meu caso é na raiz e a linha é blender %f:

APP_EXEC="${DEST_DIR}/${APP_NAME}/blender %f"

Agora é só por o ícone no meu caso está na raiz:

APP_ICON="/.local/share/eos-third-party-apps/${APP_NAME}/blender.svg"

Agora salve o script na pasta raiz do usuário eu vou salvar assim: instalar-blender.sh

Então entre no terminal então dê permissão de execução:

chmod +x instalar-blender.sh

E execute:

./instalar-blender.sh

Use o script por sua conta e risco eu não me responsabilizo por mal uso do script e isso é para usuários avançados, se você nunca usou o Terminal esse tutorial não é pra você recomendo que você aprenda a usar o flatpack e só use esse em último caso.


Para desinstalar use Troque o APP_NAME pelo nome que você usou:

rm -rf "~/.local/share/eos-third-party-apps/APP_NAME/"

Obrigado pela atenção :sunglasses:


1 Like