Como instalar programas que não aparecem na central de aplicativos

Olá a todos, sou um iniciante no sistema Linux(endlessos) e não sei como baixar programas fora dos que aparecem na central de aplicativos. No meu caso quero baixar o GRETL, sei que tenho que fazer algo pelo terminal, mas nada além disso. Se alguem puder me ajudar agradeceria muito.

1 Like

O Endless OS é compatível apenas com aplicativos Flatpak. No momento gretl não tem uma versão Flatpak

Você pode instalar usando o comando toolbox. O Toolbox é uma ferramenta que oferece um ambiente baseado em RPM para desenvolvimento e depuração de software que executa totalmente sem privilégios usando o Podman. Recomendo a leitura da documentação do comando toolbox usando o comando toolbox --help ou github.com/debarshiray/toolbox/tree/master/doc

Crie um novo contêiner de caixa de ferramentas usando o comando:

toolbox create --release f33 

Para executar a caixa de ferramentas use o comando:

toolbox enter --release f33

Para instalar o gretl use o comando:

sudo dnf install gretl

Para executar o gretl use o comando:

gretl

Agradeço pela resposta, Leandro. Deixa eu tirar um dúvida, pelo Endless OS eu só consigo utilizar os aplicativos que estão na central, porém se eu usar esses comando que você falou eu conseguiria baixar e instalar o GRETL ou outros programas que não tem na central de aplicativos ?

Agradeço desde já !

É possível instalar aplicativo que não esteja na Endless Store? Sim. O aplicativo tem que está empacotado em flatpak

Oficialmente o Endless OS é compatível apenas com aplicativos Flatpak.

Você também tem a opção de instalar pelo terminal exemplo:

flatpak install NomeDoAplicativo

E se for um desenvolvedor você tem a opção de criar um ambiente personalizado baseado no Debian/Fedora para desenvolvimento e depuração usando o comando Toolbox. Mais informações em: support.endlessos.org/dev