Como instalar programas que não aparecem na central de aplicativos

Olá a todos, sou um iniciante no sistema Linux(endlessos) e não sei como baixar programas fora dos que aparecem na central de aplicativos. No meu caso quero baixar o GRETL, sei que tenho que fazer algo pelo terminal, mas nada além disso. Se alguem puder me ajudar agradeceria muito.

1 Like

O Endless OS é compatível apenas com aplicativos Flatpak. No momento gretl não tem uma versão Flatpak

Você pode instalar usando o comando toolbox. O Toolbox é uma ferramenta que oferece um ambiente baseado em RPM para desenvolvimento e depuração de software que executa totalmente sem privilégios usando o Podman. Recomendo a leitura da documentação do comando toolbox usando o comando toolbox --help ou github.com/debarshiray/toolbox/tree/master/doc

Crie um novo contêiner de caixa de ferramentas usando o comando:

toolbox create --release f33 

Para executar a caixa de ferramentas use o comando:

toolbox enter --release f33

Para instalar o gretl use o comando:

sudo dnf install gretl

Para executar o gretl use o comando:

gretl

Agradeço pela resposta, Leandro. Deixa eu tirar um dúvida, pelo Endless OS eu só consigo utilizar os aplicativos que estão na central, porém se eu usar esses comando que você falou eu conseguiria baixar e instalar o GRETL ou outros programas que não tem na central de aplicativos ?

Agradeço desde já !

É possível instalar aplicativo que não esteja na Endless Store? Sim. O aplicativo tem que está empacotado em flatpak

Oficialmente o Endless OS é compatível apenas com aplicativos Flatpak.

Você também tem a opção de instalar pelo terminal exemplo:

flatpak install NomeDoAplicativo

E se for um desenvolvedor você tem a opção de criar um ambiente personalizado baseado no Debian/Fedora para desenvolvimento e depuração usando o comando Toolbox. Mais informações em: support.endlessos.org/dev

Sim. Mais no momento o comando toolbox não tem suporte para adicionar icone na área de trabalho. Já que o comando toolbox foi criado para os desenvolvedores criar um ambiente personalizado para desenvolvimento e depuração. Toda vez que você quiser utilizar gretl você terá que abrir o terminal. Usar o comando toolbox enter --release f33 para executar a caixa de ferramentas e depois usar o comando gretl para executar o gretl

Obrigado, Leandro. Só mais uma pequena dúvida. Quando eu boto no terminal o primeiro comando o qual você falou, eu recebo a seguinte mensagem: “Image required to create toolbox container.” O que eu devo fazer ?

Aperte a tecla y e depois a tecla Enter

Obrigado Leandro. Consegui instalar aqui, ainda não sei se ficou tudo certinho lá, mas já abri rapidamente ele. Deixa só eu tirar mais 3 dúvidas, por ser feito de um modo diferente do normalmente feito, utilizar esse toolbox pode levar a ter problemas ? Caso tenha e eu queira apagar o programa, como poderia ser feito ? Caso realmente não tenha problemas, onde eu poderia ver quais outros apps/programas/softwares não disponíveis atualmente na central de aplicativos eu poderia baixar pelo toolbox ?
Peço desculpas por essas perguntas bobas, mas é que eu realmente sou bastante leigo. De qualquer forma agradeço por toda a ajuda.

Caso a imagem do toolbox for corrompida é só apagar e baixar uma nova imagem. Já que a imagem é penas uma imagem de container do fedora-toolbox:33 que é baseada no fedora 33.

Para remover a imagem do fedora-toolbox:33 use o comandos:

podman container stop --all
podman container rm --all -f
podman image rm --all -f
podman system prune

Eu vou tentar entrar em contato com o projeto gretl para eles fornecere o gretl como um aplicativo flatpak e publicar no Flathub para está disponível na Central de Aplicativos.

Você pode ver a lista de aplicativos usando o comando:

dnf list

Para instalar use o comando exemplo:

sudo dnf install NomeDoAplicativo

This topic was automatically closed 28 days after the last reply. New replies are no longer allowed.