Configuração do Monitor do Sistema

Saudações

É possível configurar o Monitor do Sistema para iniciar automaticamente após a completa inicialização do sistema operacional?

Também gostaria de sugerir que o sistema tenha uma parte gráfica do Monitor do Sistema embutida na barra de ferramentas. Similar ao gráfico que é possível colocar nas distros baseadas diretamente no Debian.

Hi!

Thank you very much for the suggestion.

To start a application automatically at boot time:

  1. Create a new Desktop Description file for it
[Desktop Entry]
Type=Application
Exec=/usr/bin/gnome-system-monitor
X-GNOME-Autostart-Delay=10
X-GNOME-Autostart-enabled=true
  1. Save this file under some Name with a .desktop file extension under ~/.config/autostart. In this example i will save it as ~/.config/autostart/gnome-system-monitor.desktop

  2. Make it executable with the following two commands:

chmod +x ~/.config/autostart/gnome-system-monitor.desktop
gio set ~/.config/autostart/gnome-system-monitor.desktop metadata::trusted yes

After a reboot the application will start with a delay of 10 seconds after login.

1 Like

Oi @egrath. Pelo que entendi, para criar um arquivo de Descrição para a Área de Trabalho, eu usaria o Editor de texto, estou certo? (eu apenas salvaria com a extensão que me especificou).

No entanto, a única pasta “.config” que encontrei, está endereçada no meu diretório de usuário (ela é originalmente oculta, mas já configurei para visualizá-la), e não possui a pasta “autostart”.

Devo criar a pasta antes de salvar o arquivo?

Outra pergunta: os comandos que eu executaria no terminal, eu não precisaria executá-los com a permissão do super usuário, certo?

Hi,

  1. Yes, with a Text Editor like gedit
  2. Create the Directory ~/.config/autostart
  3. No, you don’t need root-rights for the commands
1 Like

Thanks for help! I’ll do some tests to change the startup time for my computer

This topic was automatically closed 28 days after the last reply. New replies are no longer allowed.