Endless não enxerga o hd

Tentei realizar a instalação em 4 computadores na Associação Pestalozzi e ao clicar em reformatar o sistema para dizendo não encontrar o hd…como resolvo isso?..já em dual boot consegui instalar pelo menos em 1 máquina

@JOSO você pode me dizer mais sobre o seu hardware? E qual a versão do instalador que você esta usando?

Todas essas 4 máquinas são iguais ou completamente diferentes?

Abner vou poder te passar essas informações amanhã,as placas-mães eu sei
que são Gigabyte…mas o restante não lembro agora…

Bom dia, Abner

Para meu espanto as máquinas são idênticas…todas com placas-mães gigabyte
1155 H61, processadores intel g1610 e 2 gb RAM.
São 6 máquinas, 3 consegui instalar o Endless direto no HD, e 3 estão com
dual boot com win10…as 3 que o Endless não encontra o HD na
instalação…Um detalhe a parte é que 1 das máquinas após a atualização da
versão eos-170114-201113 não consigo fazer login…digito a senha e ela
volta para mesma tela…não vai para o desktop…consegui só 1 vez …Será
que tem como solucionar? Hoje vou baixar novamente o instalador e mais a
versão nova básica

Josué

@JOSO muito interessante isso. Bom, a primeira coisa que preciso te dizer é sobre a imagem básica e completa. A diferença entre elas é somente a quantidade de apps e conteúdo offline disponibilizado, o resto é igual. Então elas não devem afetar na instalação.

Sobre o login, quantas vezes você tentou e quantas deram problema? Eu já vi isso acontecer na minha máquina, mas é bem raro. Quase não vejo isso. Se você tentar e tiver o problema, mas depois (sem ter que reiniciar a máquina) você conseguir logar, poderia executar o comando eos-diagnostics e me enviar o arquivo de log gerado?

Consegui 1 ou 2 vezes da seguinte forma: digitava uma senha errada e ele dava a mensagem de erro, aí digitava a certa e conseguia logar mas só funcionou uma ou 2 vezes

@JOSO você sabe pegar um eos-diagnostics pra gente? Isso ajudaria a entender o que esta acontecendo na sua máquina, mas você tem que conseguir logar nela ao menos uma vez depois que o erro ocorrer e sem reiniciar.

Quando o erro ocorrer algumas mensagens serão gravadas em um arquivo do sistema que o eos-diagnostics pode pegar pra gente, mas quando reinicia o pc esse arquivo é apagado.

Boa tarde Abner, consegui logar na versão 3.1.0 na máquina que está com
problema.

eos-diagnostic-170126_144937_UTC-0200.txt (232 KB)

Boa tarde Abner, descobri um fato curioso: como havia lhe dito existe o problema de login nesta máquina que estou usando…porém se vc inserir o pen drive de instalação do endless o login ocorre normal…já fiz 2 vezes e funcionou…saberia me dizer o porquê e se tem fundamento este procedimento?

@JOSO obrigado! Vou passar o arquivo para algumas pessoas olharem também!

Sobre sua pergunta, não sei se entendi. Você diz que se bootar pela pen drive e não pela a instalação do disco que você tem o login acontece normalmente?

Por falar nisso, temos uma nova versão do Endless disponível 3.1.1

Abner, resolvi o problema da seguinte maneira…entrei na bios mudei de AHCI para IDE e pronto o hd apareceu na instalação…claro que há um perda do desempenho já que a mudança acarreta perda de desempenho na transferências de dados.