Endless OS não está atualizando

Boa Noite, venho aqui pedir ajuda, no sentido de informar que meu sistema não consegue atualizar desde a versão 3.9.3. O que faço para está resolvendo esse problema? Quero ressaltar que não tive a oportunidade de atualizar a versão 3.9.2, então pergunto: Por não ter atualizado com 3.9.2, será que está influenciando nas demais? E sempre que tento atualizar diz: Desculpe, alguma coisa deu errado: Ref, inexistente “runtime/org.gnome.Platform/x86_64/3.22” no remoto flathub, assim não estou conseguindo baixar nenhum aplicativo.

  1. Abra o aplicativo chamado ‘Terminal
  2. Neste aplicativo execute o comando:
kill gnome-software
flatpak update --appstream && flatpak update -y
sudo ostree admin upgrade
eos-updater-ctl update --force

Boa Tarde, venho aqui informar que infelizmente o erro continua, posso está passando meu telefone para resolver de forma mais prática.

Can you please post the output of the following command:

flatpak list --columns=application,runtime | grep org.gnome.Platform/x86_64/3.22

Bom Dia, ao usar o comando acima, apareceu o seguinte: F: Ignoring duplicate content rating

OK this is good in general, as it means that there are no applications installed on the system which rely on this old and outdated Platform.

Can you please post the output of the commands given by Leandro earlier and provide us with a Diagnostic by running eos-diagnostics and then upload the generated file here to this Thread.

Apareceu o seguinte:
Atualizando dados de appstream para remoto eos-apps
Atualizando dados de appstream para remoto eos-runtimes
Atualizando dados de appstream para remoto eos-sdk
Atualizando dados de appstream para remoto flathub
Procurando por atualizações…
Info: org.kde.PlatformTheme.QGnomePlatform está em fim de vida, com motivo: The KDE 5.9 runtime is no longer supported and does not receive security updates. We strongly recommend migrating to a supported runtime.
Info: org.kde.PlatformTheme.QGnomePlatform está em fim de vida, com motivo: The KDE 5.13 runtime is no longer supported and does not receive security updates. We strongly recommend migrating to a supported runtime.
Info: org.kde.PlatformTheme.QGnomePlatform está em fim de vida, com motivo: The KDE 5.11 runtime is no longer supported and does not receive security updates. We strongly recommend migrating to a supported runtime.
Info: org.kde.PlatformTheme.QGnomePlatform.Sources está em fim de vida, com motivo: The KDE 5.9 runtime is no longer supported and does not receive security updates. We strongly recommend migrating to a supported runtime.
Info: org.kde.PlatformTheme.QGnomePlatform.Sources está em fim de vida, com motivo: The KDE 5.13 runtime is no longer supported and does not receive security updates. We strongly recommend migrating to a supported runtime.
Info: org.kde.PlatformTheme.QGnomePlatform.Sources está em fim de vida, com motivo: The KDE 5.11 runtime is no longer supported and does not receive security updates. We strongly recommend migrating to a supported runtime.
Info: org.kde.Platform está em fim de vida, com motivo: The KDE 5.9 runtime is no longer supported and does not receive security updates. We strongly recommend migrating to a supported runtime.
Info: org.kde.Platform está em fim de vida, com motivo: The KDE 5.13 runtime is no longer supported and does not receive security updates. We strongly recommend migrating to a supported runtime.
Info: org.kde.Platform está em fim de vida, com motivo: The KDE 5.11 runtime is no longer supported and does not receive security updates. We strongly recommend migrating to a supported runtime.
Info: org.kde.Platform.Locale está em fim de vida, com motivo: The KDE 5.9 runtime is no longer supported and does not receive security updates. We strongly recommend migrating to a supported runtime.
Info: org.kde.Platform.Locale está em fim de vida, com motivo: The KDE 5.13 runtime is no longer supported and does not receive security updates. We strongly recommend migrating to a supported runtime.
Info: org.kde.Platform.Locale está em fim de vida, com motivo: The KDE 5.11 runtime is no longer supported and does not receive security updates. We strongly recommend migrating to a supported runtime.
Info: org.gnome.tetravex.Locale está em fim de vida, em favor de runtime/org.gnome.Tetravex.Locale/x86_64/stable
Atualizando para a versão após rebase
Info: org.gnome.quadrapassel.Locale está em fim de vida, em favor de runtime/org.gnome.Quadrapassel.Locale/x86_64/stable
Atualizando para a versão após rebase
Info: org.gnome.iagno.Locale está em fim de vida, em favor de runtime/org.gnome.Reversi.Locale/x86_64/stable
Atualizando para a versão após rebase
Info: org.gnome.Platform está em fim de vida, com motivo: The GNOME 3.36 runtime is no longer supported as of February 13, 2021. Please ask your application developer to migrate to a supported platform.
Info: org.gnome.Platform está em fim de vida, com motivo: The GNOME 3.34 runtime is no longer supported as of 14th August 2020. Please ask your application developer to migrate to a supported platform.
Info: org.gnome.Platform está em fim de vida, com motivo: The GNOME 3.32 runtime is no longer supported as of 11th March 2020. Please ask your application developer to migrate to a supported platform.
Info: org.gnome.Platform está em fim de vida, com motivo: GNOME 3.30 runtime is no longer supported as of 27th January 2020. Please ask your application developer to migrate to a supported platform.
Info: org.gnome.Platform está em fim de vida, com motivo: The GNOME 3.28 runtime is no longer supported and does not receive security updates. Please ask your application developer to migrate to a supported platform.
Info: org.gnome.Platform está em fim de vida, com motivo: The GNOME 3.26 runtime is no longer supported and does not receive security updates. Please ask your application developer to migrate to a supported platform.
Info: org.gnome.Platform está em fim de vida, com motivo: GNOME 3.24 runtime is no longer supported as of 11th January 2019. Please ask your application developer to migrate to a supported platform.
erro: Ref inexistente “runtime/org.gnome.Platform/x86_64/3.22” no remoto flathub

Bom Dia, segue abaixo a mensagem após o comando orientado por Leandro:
Apareceu o seguinte:
Atualizando dados de appstream para remoto eos-apps
Atualizando dados de appstream para eos-runtimes
remotos Atualizando dados de appstream para remoto eos-sdk
Atualizando dados de appstream para remoto flathub
Procurando por atualizações…
Info: org.kde.PlatformTheme. QGnomePlatform está em fim de vida, com motivo: O runtime do KDE 5.9 não é mais suportado e não recebe atualizações de segurança. É altamente recomendável migrar para um tempo de execução compatível.
Info: org.kde.PlatformTheme.QGnomePlatform está em fim de vida, com motivo: O runtime do KDE 5.13 não é mais suportado e não recebe atualizações de segurança. É altamente recomendável migrar para um tempo de execução compatível.
Info: org.kde.PlatformTheme.QGnomePlatform está em fim de vida, com motivo: O runtime do KDE 5.11 não é mais suportado e não recebe atualizações de segurança. É altamente recomendável migrar para um tempo de execução compatível.
Info: org.kde.PlatformTheme.QGnomePlatform.Sources está em fim de vida, com motivo: O runtime do KDE 5.9 não é mais suportado e não recebe atualizações de segurança. É altamente recomendável migrar para um tempo de execução compatível.
Info: org.kde.PlatformTheme.QGnomePlatform.Sources está em fim de vida, com motivo: O runtime do KDE 5.13 não é mais suportado e não recebe atualizações de segurança. É altamente recomendável migrar para um tempo de execução compatível.
Info: org.kde.PlatformTheme.QGnomePlatform.Sources está em fim de vida, com motivo: O runtime do KDE 5.11 não é mais suportado e não recebe atualizações de segurança. É altamente recomendável migrar para um tempo de execução compatível.
Info: org.kde.Platform está em fim de vida, com motivo: O KDE 5.9 runtime não é mais suportado e não recebe atualizações de segurança. É altamente recomendável migrar para um tempo de execução compatível.
Info: org.kde.Platform está em fim de vida, com motivo: O KDE 5.13 runtime não é mais suportado e não recebe atualizações de segurança. É altamente recomendável migrar para um tempo de execução compatível.
Info: org.kde.Platform está em fim de vida, com motivo: O runtime do KDE 5.11 não é mais suportado e não recebe atualizações de segurança. É altamente recomendável migrar para um tempo de execução compatível.
Info: org.kde.Platform.Locale está em fim de vida, com motivo: O runtime do KDE 5.9 não é mais suportado e não recebe atualizações de segurança. É altamente recomendável migrar para um tempo de execução compatível.
Info: org.kde.Platform.Locale está em fim de vida, com motivo: O runtime do KDE 5.13 não é mais suportado e não recebe atualizações de segurança. É altamente recomendável migrar para um tempo de execução compatível.
Info: org.kde.Platform.Locale está em fim de vida, com motivo: O runtime do KDE 5.11 não é mais suportado e não recebe atualizações de segurança. É altamente recomendável migrar para um tempo de execução compatível.
Info: org.gnome.tetravex.Locale está em fim de vida, em favor de runtime / org.gnome.Tetravex.Locale / x86_64 / stable
Atualizando para a versão após rebase
Info: org.gnome.quadrapassel.Locale está em fim de vida, em favor de runtime / org.gnome.Quadrapassel.Locale / x86_64 / stable
Atualizando para a versão após rebase
Info: org.gnome.iagno.Locale está em fim de vida, em favor de runtime / org.gnome.Reversi.Locale / x86_64 / stable
Atualizando para a versão após rebase
Info: org.gnome.Platform está em fim de vida, com motivo: O runtime GNOME 3.36 não é mais suportado a partir de 13 de fevereiro de 2021. Peça ao desenvolvedor do seu aplicativo para migrar para uma plataforma compatível.
Info: org.gnome.Platform está em fim de vida, com motivo: O GNOME 3.34 runtime deixou de ser suportado a partir de 14 de agosto de 2020. Peça ao seu desenvolvedor de aplicação para migrar para uma plataforma suportada.
Info: org.gnome.Platform está em fim de vida, com motivo: O GNOME 3.32 runtime não é mais suportado desde 11 de março de 2020. Peça ao desenvolvedor do seu aplicativo para migrar para uma plataforma suportada.
Info: org.gnome.Platform está em fim de vida, com motivo: GNOME 3.30 runtime não é mais suportado desde 27 de janeiro de 2020. Peça ao seu desenvolvedor de aplicativos para migrar para uma plataforma suportada.
Info: org.gnome.Platform está em fim de vida, com motivo: O GNOME 3.28 runtime não é mais suportado e não recebe atualizações de segurança. Peça ao desenvolvedor do seu aplicativo para migrar para uma plataforma compatível.
Info: org.gnome.Platform está em fim de vida, com motivo: O GNOME 3.26 runtime não é mais suportado e não recebe atualizações de segurança. Peça ao desenvolvedor do seu aplicativo para migrar para uma plataforma compatível.
Info: org.gnome.Platform está em fim de vida, com motivo: GNOME 3.24 runtime não é mais suportado a partir de 11 de janeiro de 2019. Peça ao desenvolvedor do seu aplicativo para migrar para uma plataforma suportada.
erro: Ref inexistente “runtime / org.gnome.Platform / x86_64 / 3.22” no remoto flathub

Segue em anexo o arquivo solicitado.eos-diagnostic-210517_103855_UTC-0300.txt (1,4,MB)

Bom Dia, desculpe pela informação anterior, fui passar para Egrath, e acabei enviando por aqui.

Can you please run the following commands:

sudo flatpak uninstall -y org.gnome.Platform/x86_64/3.22

When this command has finished, please run the updater again:

eos-updater-ctl update

It should download everything and stop with a message which states “UpdatedApplied”. If that does not work out and ends with “Ready”, please run:

sudo ostree admin upgrade

Then, reboot.

Boa Tarde, esse primeiro comando está pedindo senha para cristiane, e aí?

Enter the password when asked. This command needs to be run with administrative privileges, which is what the sudo command provides for the given command - and for administrative privileges, the system asks for your password to make sure no rogue software can do any harm to the system at a lower level.

Boa Tarde. Que senha é essa?

Your Password (the one you use to Log on to your PC)

Boa Noite, ao utilizar primeiro comando deu erro, e em seguida fui para o segundo que parei, porque não terminou com as informações mencionadas anteriormente, segue abaixo:
cristiane@endless:~$ sudo flatpak uninstall -y org.gnome.Platform/x86_64/3.22
[sudo] senha para cristiane:
cristiane@endless:~$ eos-updater-ctl update
Changed state to Polling
Changed state to UpdateAvailable
======= Properties =======
State: Polling
CurrentID: ‘964fe05939b539b6273b6e44a52e179e91f86fa64cbca44bc7ed32c38d094018’
DownloadSize: 0 bytes
DownloadedBytes: 1.2 kB (1160 bytes)
ErrorCode: uint32 0
ErrorMessage: ‘’
ErrorName: ‘’
FullDownloadSize: 1.6 GB (1648487635 bytes)
FullUnpackedSize: 3.9 GB (3902723777 bytes)
OriginalRefspec: ‘eos:os/eos/amd64/eos3a’
UnpackedSize: 0 bytes
UpdateID: ‘126c2558d36ae0fd0504379e8ac661e4dfc606a269dfe701feefff8220174f94’
UpdateLabel: ‘210423-160351’
UpdateMessage: ‘Built with eos-ostree-builder Release_3.9.3’
UpdateRefspec: ‘eos:os/eos/amd64/eos3a’
Version: ‘3.9.4’

Traceback (most recent call last):
File “/usr/bin/eos-updater-ctl”, line 422, in
main()
File “/usr/bin/eos-updater-ctl”, line 418, in main
sys.exit(args.function(**args_dict))
File “/usr/bin/eos-updater-ctl”, line 222, in command_update
force=force, timeout=timeout)
File “/usr/bin/eos-updater-ctl”, line 204, in command_fetch
return command_dbus(‘fetch’, block, quiet, parameters)
File “/usr/bin/eos-updater-ctl”, line 172, in command_dbus
proxy.call_sync(qualified_method_name, parameters, 0, -1, None)
gi.repository.GLib.Error: g-io-error-quark: Timeout was reached (24)

Quando entro na Central de Aplicativos agora, aparece o seguinte: Desculpe, alguma coisa deu errado: Ref. inexistente “runtime/com.hack_computer.Clubhouse.Locale/x86_64/-eos3” no remoto eos-apps

We need to focus on this error:

gi.repository.GLib.Error: g-io-error-quark: Timeout was reached (24)

So, your computer “sees” that there is an update and also tries to download it, but run’s into a timeout. Do you have any stability issues with your internet connection and / or is the connection limited in some way?

Can you please post the output of:

wget -S -O - https://ostree.endlessm.com/ostree/eos-amd64/config

This will try to connect to the Update server and checks in general if it’s reachable.

Bom Dia, agora mesmo minha internet está com instabilidade, mas mesmo assim fiz o comando, segue abaixo o resultado:
cristiane@endless:~$ wget -S -O - https://ostree.endlessm.com/ostree/eos-amd64/config
–2021-05-18 12:02:04-- https://ostree.endlessm.com/ostree/eos-amd64/config
Resolvendo ostree.endlessm.com (ostree.endlessm.com)… 151.101.2.132, 151.101.66.132, 151.101.130.132, …
Conectando-se a ostree.endlessm.com (ostree.endlessm.com)|151.101.2.132|:443… conectado.
A requisição HTTP foi enviada, aguardando resposta…
HTTP/1.1 200 OK
Connection: keep-alive
Content-Length: 109
Server: nginx
Content-Type: application/octet-stream
Last-Modified: Sat, 24 Apr 2021 02:10:27 GMT
ETag: “60837e13-6d”
Strict-Transport-Security: max-age=2628000; includeSubDomains
Via: 1.1 varnish, 1.1 varnish
Accept-Ranges: bytes
Date: Tue, 18 May 2021 15:02:04 GMT
Age: 22522
X-Served-By: cache-sea4437-SEA, cache-gig17023-GIG
X-Cache: HIT, HIT
X-Cache-Hits: 1, 7
X-Timer: S1621350125.913881,VS0,VE0
Tamanho: 109 [application/octet-stream]
Salvando em: “STDOUT”

  •                 0%[                    ]       0  --.-KB/s               [core]
    

repo_version=1
mode=archive-z2
collection-id=com.endlessm.Os

[flatpak]
title=Endless OS and Runtimes

  •               100%[===================>]     109  --.-KB/s    em 0s      
    

2021-05-18 12:02:04 (2,04 MB/s) - escrito para a saída padrão [109/109]

OK that looks good. As soon as you have a good connection, please simply run the update command again, it should finish successfully with a “UpdateApplied” message.

eos-updater-ctl update --force