Erro Dual Boot Windows10. Boot Sumindo

Olá,
Já fiz esse procedimento 2 vezes para não ter dúvida.

Instalei o Endless no Windows 10 normalmente via instalador (instalei a versão full).
Quando inicializa dá opção de escolher os sistemas operacionais (Win10 ou Endless (GRUB)).
–> Se escolher o Endless, o endless inicializa normalmente.
–> desligando o computador e inicializando novamente, se escolher o endeless, vai normal. tudo ok!
agora, caso escolha o windows 10, inicializa normal também, no entanto, quando desliga e tenta ligar novamente, o computador não encontra mais o boot no HD.

Tive que formatar o computador 2 vezes já (e essa vai ser a terceira).

Já viram algo parecido? … pensei que pode ser o antivirus tentando apagar o endless do HD, já que este faz sua instalação na própria partição C.
Fico no aguardo de suas sugestões.
Obrigado!

@MicroCell_Atc
De qualquer forma, algo que nos ajudaria bastante a entender o problema seria o seguinte:

  1. Abra o aplicativo chamado ‘Terminal’
  2. Neste aplicativo execute o comando: eos-diagnostics
  3. O comando acima irá criar um arquivo com as informações do seu sistema (exemplo: eos-diagnostic-160614_111731_UTC+0100.txt); Nos envie esse arquivo para que possamos analisar e ver uma possível solução

Oi @MicroCell_Atc, eu realmente nunca vi esse problema, mas estou interessado em saber mais sobre ele. Acho que as duas coisas mais importante para saber agora são:

1 - Qual a versão do instalador endless você esta usando?
2 - Quando você diz que “o pc não encontra mais o boot no HD”, o que quer dizer com isso? Alguma mensagem aparece?

@abner,
1 - Utilizei a ultima versão disponibilizado no site:
Log da instalação.
01:50:49 - Log original file name EndlessInstaller20161210_01_50_48.log
01:50:50 - Application version: 3.0.7.0
01:50:50 - Windows version: Windows 10 64-bit (Build 14393)
01:50:50 - Windows version number: 0xA0

E também utilizei uma versão que vi aqui no fórum

14:00:15 - Log original file name EndlessInstaller20161209_14_00_14.log
14:00:15 - Application version: 3.0.5.1
14:00:15 - Windows version: Windows 10 64-bit (Build 14393)
14:00:15 - Windows version number: 0xA0
14:00:15 - -----------------------------------
14:00:15 - EndlessUsbToolDlg.cpp:4025 CEndlessUsbToolDlg::GetIEVersion
14:00:15 - 9.11.14393.0


As duas instações deu o mesmo erro. (corrigindo, não é erro na instalação, e sim após iniciar com o Windows. Como disse antes, não sei se o Windows 10 acha algum problema na pasta do Endless e faz alguma coisa que faz com que o GRUB não funcione mais… e quando inicia, não acha o grub e fica no loob infinito tentando inicializar.

2 - Saindo da tela onde mostra as informações da placa mãe, o próximo procedimento seria buscar uma forma de inicializar o computador (buscar um sistema operacional). Quando não acessa o Windows aparece o GRUB para seleção do SO normalmente.
O problema mora quando tenta-se usar o Windows. Após o uso, ao reiniciar o sistema não aparece mais a seleção de SO, e fica um loop infinito. --> tela da placa mãe (ou da marca do computador) --> tela preta --> reiniciar --> tela da placa mãe…
Sem o GRUB.
Procurei nos tópicos aqui no fórum e não encontrei.
@LeandroStanger, Vou efetuar esses procedimentos assim que reinstalar o EndlessOS em meu notebook.

Agradeço a atenção!
Abraço.

1 Like

@LeandroStanger, segue o arquivo.

eos-diagnostic-161213_095634_UTC-0300.txt (488,2 KB)

Estava pesquisando e talvez o problema seja na configuração da BIOS.
Irei reiniciar o Note com o windows, e depois tentar novamente acessar o endless.
Abraço!

@MicroCell_Atc isso me parece ser uma incompatibilidade mesmo. Uma nota para você seria de utilizar sempre o instalador mais recente, pois ele contem varias correções.

Quando fizer a nova instalação não se esqueça de nos enviar o log completo do instalador, pois ele pode conter algum pista. Se não souber como fazer isso me avise!

1 Like

Obrigado amigo.
Instalei o endless OS em outro computador com windows 7 e ocorreu tudo certo.
Obs.: sempre utilizei o instalador mais novo.
Obs2.: Obrigado por querer ajudar a instalar o endless, porém a instalação do endless com o “next” -> “next” é muito fácil. hehe…

Abraço!

hahaha, verdade! Mas bom que você conseguiu!