Erro em arquivo de documento ".odt"

Saudações.

Tentei abrir um documento de texto no formato “.odt” pelo LibreOffice (versão 7.0.1.2) mas não consegui.

Como uso o sistema em dual boot com o Windows, a maioria dos meus arquivos ficam em diretórios criados no Windows. Então toda vez que preciso acessar qualquer um destes arquivos, eu abro o gerenciador de Arquivos > Outros Locais > e acesso o disco rígido.

Já até deixei alguns diretórios como favoritos para agilizar meu trabalho, mas toda vez preciso fazer esse procedimento, mesmo antes de abrir qualquer arquivo pelo LibreOffice, ou mesmo “.PDF”.

O estranho é que tive problema apenas num arquivo específico. Não sei se foi porque foi o primeiro arquivo que tentei abrir.

Até tentei acessar outros arquivos, mas eles abrem normalmente.

Também tentei acessar o arquivo também no Windows. Lá a versão do LibreOffice que tenho instalada é a 6.3.6.2 (x64). Tive erro no mesmo arquivo, mas consigo abrir os demais.

Em anexo, deixo o meu arquivo de diagnóstico

eos-diagnostic-200922_113310_UTC-0300.txt (779,5,KB)

If the translator got you right, you can’t open the file either on Windows or EOS? If that’s the case, most probably the file in question got damaged somehow.

Hi @egrath. I cannot open the file on any of the systems.

Mas encontrei uma possível solução para arquivos “.odt” com erros, ou corrompidos:

1] Renomeie o arquivo com a extensão “.zip”, pois assim o sistema conseguirá acessar os arquivos de configuração.

2] Abra o novo arquivo compactado, e procure extrair todo o conteúdo para qualquer diretório (pasta do sistema).

3] Caso não consiga extrair todos os arquivos (foi o meu caso), procure ao menos extrair um arquivo: “content.xml”

4] Abra este arquivo com um editor de texto simples (como o gedit). Não tente abrir com algum aplicativo de escritório (Office), pois causaria erro de leitura.

5] Copie todo o conteúdo (são instruções em xml) para um novo documento em branco num aplicativo de escritório para edição de texto (Writer, ou similar).

6] Cuidadosamente, apague todas as intruções em xml, para “recuperar” o texto.

No meu caso, tanto as figuras, como as tabelas, e outros elementos foram perdidos. Mas não encontrei nenhuma informação sobre converter estas instruções .xml para documentos .odt diretamente.

Encontrei algumas ferramentas online que convertem as instruções .xml para .pdf. Mas como não consegui recuperar as imagens, pra minha tarefa, não sei se compensa muito eu fazer essa conversão (talvez serviria para eu otimizar tempo na recuperação do texto).

Bem… este problema em si não foi solucionado.

Infelizmente estou tendo que fazer essa recuperação manualmente, pois pesquisei muito sobre como tentar encontrar uma forma de converter as instruções xml em texto formatado, mas não encontrei nenhuma forma.

Também acabei verificando o arquivo de diagnóstico que enviei por aqui, mas consegui perceber que ele faz todo um diagnóstico das atividades desde a última inicialização do sistema.

E pro meu caso, o envio do diagnóstico não foi esclarecedor, pois havia procedido da seguinte forma:

1] Inicializei no S.O. Endless, e percebi o erro;

2] Tentei resolvê-lo ao abrir outros documentos;

3] Reinicializei o computador em outro S.O.;

4] Tentei resolver por lá, mas sem sucesso;

5] Reinicializei pelo Endless novamente, e publiquei o erro aqui na Comunidade.

Dessa forma, meu arquivo de diagnóstico só consta a partir do passo 5.

O que pode ter ocorrido na primeira inicialização, é que fui tentar abrir um arquivo “.pdf” e o arquivo “.odt” ao mesmo tempo (selecionei os dois arquivos e pressionei 'Enter" para executar).

Neste caso, o mais prudente a se fazer é esperar o carregamento de um arquivo, para então abrir o outro (principalmente se forem arquivos de tipos diferentes)

This topic was automatically closed 28 days after the last reply. New replies are no longer allowed.