Gravar imagem Endless no pendrive

Olá pessoal,
Estou tentando gravar a imagem Basic (1.6 Gb) do Endless .img.xz no pendrive que baixei nesse link:
https://support.endlessm.com/hc/pt/articles/209063006-Onde-posso-baixar-directamente-os-arquivos-de-imagem-do-Endless-OS-

Eu usei o Disks do Linux Mint 18 (Baseado do Ubuntu 16.04) para fazer a gravação da Imagem.
Até consegui gravar a imagem no pendrive, mas ao reiniciar pelo pendrive aparece a mensagem
Grub rescue>
Segui esse tutorial para gravar a imagem:
https://support.endlessm.com/hc/pt/articles/210654503-Como-posso-criar-um-pendrive-USB-para-testar-o-Endless-OS-a-partir-do-Linux-

Estou interessado em testar o Endless.
Desde já agradeço.

Segue a foto de como fica no prompt após o boot.

@Lynx.Medeiros, esse problema é conhecido e já está sendo estudado. A recuperação por enquanto é feita da seguinte forma:

  1. Vc precisa de um pendrive com Endless OS. Pra criar esse pendrive vc vai precisar de um computador com windows.
  2. Você vai usar esse pendrive para fazer o boot no computador com erro.

Vou postar aqui abaixo o passo a passo das duas coisas.

2 Likes

Como criar um pendrive Endless através de um computador com Windows 7, 8 ou 10.

Nota: Para o funcionamento correto do Live USB em seu computador, certifique-se de que o seu processador é 64bit veja o guia: Como verificar as configurações do meu computador
Entre no site da Endless endlessm.com/pt-br/ e clique em Instale Grátis

Na opção “Via Windows”, clique em “Baixe agora” para realizar o download do programa “Endless-installer.exe”.

Caso você não tenha selecionado um local específico, o programa endless-installer poderá ser salvo automaticamente na pasta Downloads. Crie uma nova pasta para o arquivo baixado e mova-o para esta pasta criada.

Conecte o pen drive no computador, preferencialmente em uma porta USB 3.0. E em seguida, execute o programa endless-installer.exe
(Recomendamos utilizar um Pen drive de 8Gb para a versão Básica ou 32Gb para a versão Completa do Sistema)
Na primeira janela do programa endless-installer, selecione “Opções avançadas utilizando Pendrive Endless OS”, e clique em “Clique aqui” que estará em azul.

Na próxima janela, selecione a opção “Criar um Pendrive Endless”.

Na próxima janela , escolha a versão do Endless OS que você deseja baixar e instalar.
Lembrando que para a versão básica do Endless OS utilize um pen drive de 8Gb (livres) e para versão completa utilize um pen drive de 32Gb (livres).

NOTA: Se por acaso as opções “Baixar EOS Básico” e “Baixar EOS Completo” estiverem na cor cinza, possivelmente você está com problemas de conexão a internet. Pois quando a conexão de internet for restabelecida em bom funcionamento, o download iniciará automaticamente após clicar em Baixar.

Na janela “Selecione o drive USB”, observe a opção “Drive USB encontrado”, com as informações do seu pen drive de 8Gb ou 32Gb.
Para avançar, clique na caixa ❏ da seguinte mensagem: “Estou ciente de que isto irá deletar todos os arquivos armazenados no dispositivo USB.” e depois clique em “Próximo”

No exemplo acima, estamos utilizando um pen drive de 32Gb para a versão completa do Endless OS

O processo de download será iniciado. Não desconecte o computador da internet, não remova o pen drive do computador até que o processo seja finalizado.

NOTA: O tempo de duração deste processo varia de acordo com a sua velocidade de conexão de internet e configuração física do seu computador.

Em seguida, terá início o processo de verificação do Endless OS baixado.

Na sequência, o sistema irá iniciar automaticamente o processo de gravação no pen drive.

Pronto! O processo de criação do pen drive de instalação do Endless OS, via Windows, foi finalizado.
Clique em “Fechar” e remova com segurança o pen drive do seu computador.


Como inicializar pelo pen drive com Endless OS
Após a criação do pen drive com o Endless OS, siga os passos abaixo:

Conecte o pen drive a uma porta USB do seu computador (De Preferência 3.0)
Ligue o computador e fique clicando a tecla que dá acesso a BIOS do seu computador.
NOTA: Cada computador tem uma maneira uma tecla diferente para acessar a BIOS.
Muitas vezes a tecla pode ser vista em alguma parte da primeira tela preta assim que o computador é ligado.
As teclas mais comuns para acessar a BIOS são F1, F2, F10, DEL, ou ESC e as combinações
CTRL + ALT + ESC ou CTRL + ALT + DEL.
Tente alguma dessas e veja se você consegue acessar a BIOS do seu computador, caso contrário consulte o manual da sua placa mãe ou do modelo do seu notebook no site do fabricante.

Tendo acessado a BIOS, utilize as teclas direcionais do seu teclado para navegar nas configurações da BIOS.

Clique na tecla da direita ⇒ até chegar na aba chamada Boot.
Pressione a tecla para baixo ⇓ até a opção Boot Option #1 […] e quando estiver sobre esta opção, clique Enter. Ver imagem abaixo:

Após clicar Enter no centro da tela, você verá um menu com algumas opções.
Escolha a opção referente ao seu pendrive.
“Aqui no nosso exemplo, o nome do pendrive é o: “KingstonDataTraveler 3.0PMAP”.
Confirme a sua seleção e pressione a tecla Enter. Ver imagem abaixo:”

Agora o seu pendrive está em primeiro lugar na ordem prioritária de inicialização do computador. Ver imagem abaixo:

Após realizar esse processo, utilize a tecla direcional da direita ⇒ para mover até a próxima aba da BIOS chamada Save & Exit Setup.
Selecione a opção Save Changes and Exit e tecle Enter.
Um menu será exibido no centro da tela com as opções YES e NO.
Selecione a opção YES e confirme a seleção usando a tecla Enter para salvar as modificações de configuração.

NOTA: O computador vai sair automaticamente da configuração da BIOS e reiniciar, e inicializará pelo pendrive com o sistema Endless OS. Ver imagem abaixo:

Após o computador reiniciar, o Endless OS será carregado pelo pen drive.
Na janela “Bem vindo ao Endless!”, será apresentado o Idioma do sistema a ser instalado.
Neste caso, ele já vem selecionado para o Português (Brasil).
Clique em Próximo para prosseguir com a configuração.

Na janela “Pendrive Endless”, selecione a opção “Teste o Endless OS rodando o sistema em um pendrive” e depois clique em “Experimente”

Conclua a configuração do setup inicial do Endless OS, nas seguintes janelas:
Digitação: Selecione a disposição de seu teclado.
Termos de serviço: Por favor, leia os termos de serviço atentamente.
Redes sem fio: Selecione a sua rede Wi-fi se tiver.
Obrigado. Bem-vindo!

Logo a área de trabalho do sistema seja exibida.

NOTA: Não armazene nenhum dado ou arquivo importante por esse modo teste de uso, pois nenhuma configuração será salva após o encerramento do uso.

2 Likes

Após criar o pen drive, realize os seguintes procedimentos:
Inicialize o computador pelo pendrive com o Endless OS.
Abria a pasta Documentos.
Selecione Outros Locais
Localize a unidade de disco onde está instalado o seu Sistema Windows. Provavelmente será a maior unidade e irá conter uma pasta do Window

Na unidade do sistema Windows, crie uma nova pasta chamada endless (deve estar em letras minúsculas) e abra-a.

Observação: Se já existir uma pasta endless, pare aqui. O seu sistema é afetado por um problema diferente e desconhecido até o momento.

Caso não tenha nenhuma pasta endless dentro da unidade do sistema Windows. Abra outra janela Documentos, escolha Outros locais novamente e acesse a unidade do eoslive.

Navegue até a pasta endless do eoslive - dentro deve conter uma pasta chamada grub. Copie essa pasta grub.

Abra o programa Gedit e salve um arquivo vazio com o nome endless.img (todas as letras minúsculas) na pasta endless na unidade do sistema Windows.

A pasta endless na unidade do sistema Windows agora deve se parecer como a imagem abaixo:

Feito isso desligue o sistema, desconecte o pendrive e ligue-o computador novamente.
Você deve obter um menu do GRUB com uma única entrada para o sistema do Windows.
No sistema Windows, execute o programa Endless Installer, que deve lhe dar uma opção para Desinstalar o Endless OS, clique e desinstale.
Para efeitos de inicialização do Windows, não importa o que o conteúdo do C: \endless\endless.img é - ele só tem que existir para o GRUB pode encontrar o resto de seus arquivos.
Se as etapas acima não funcionarem, e tiver certeza de que esta é uma instalação do BIOS do Windows, siga estas etapas mais avançadas:

Nota: Este processo poderá ser realizado por qualquer Live USB de outras distribuições Linux. Porém nesse passo a passo utilizamos a distribuição Endless OS.
Inicialize pelo pendrive com Endless OS
Faça o download do arquivo: win7-mbr.img em anexo nesta mensagem.
Crie uma senha para o seu usuário indo em: Configurações.
Usuários.

Clique em Senha > Nenhuma.

Crie uma nova senha.
Observação: Crie uma senha que seja fácil para lembrá-la.

Uma vez criada a senha, clique no x para fechar esta janela e prosseguir para próximo passo.
Para identificar o HD com dual boot (Windows + Endless ), abra a pasta Documentos na área de trabalho e clique em Outros Locais. Geralmente seu HD com dual boot é identificado por Volume …GB …. /dev/sda.
No exemplo da imagem abaixo nosso HD é identificado por Volume 214GB …./dev/sda/sda4

Para validar, você pode acessar essa unidade com um clique e verificar se internamente ela contém a pasta endless e a pasta Windows.

Após realizar essa identificação, vá para a área de trabalho e execute o programa Terminal

Execute os comando abaixo após o sinal ~$ na janela do Terminal.
Atenção: Seja extremamente cuidadoso. Um erro de digitação irá destruir todos os dados no seu disco rígido:
~$ cd Downloads/ (Pressione Enter)

~$ sudo dd bs=1 count=440 if=win7-mbr of=/dev/sda (pressione Enter)

~$ sudo password for live: Digite a senha criada (pressione Enter)

~$ sync (Pressione Enter)

~$ eos-diagnostics (Pressione Enter)

Após realizar esse processo acima, feche a janela do programa Terminal, vá na pasta Documentos, depois Pasta Pessoal, e procure por um arquivo chamado eos-diagnostic-xxxxxx_xxxxxx_UTC-0200.txt, transfira esse arquivo para algum outro pendrive ou armazene em algum lugar online como google drive, Microsoft Onedrive, ou até mesmo num e-mail, para que você possa enviar para a nossa equipe de suporte depois de realizar todo o processo.

Feito isso, desligue o sistema e desconecte o pen drive com Endless OS. Ligue-o computador novamente e você deverá ter acesso ao sistema Windows novamente sem problemas.

Observação: Caso ocorra algum problema inesperado, por favor, registre com fotos o problema e entre em contato com a nossa equipe de suporte.

2 Likes

@MicheleSilva,

Muito obrigado pelas explicações, entendi perfeitamente como fazer um pendrive do Endless pelo Windows.
Esse passo a passo será muito útil para mim e também para outros usuários.
Pena que nesse momento não tenho nenhuma máquina com Windows para fazer esses procedimentos, porque uso só Linux (Linux Mint).
Mas de qualquer forma eu agradeço pela atenção.
Abraços!

1 Like

A equipe do Endless apresentou novas imagens ISO de boot com o OS infinita versão 3.1.3 liberação !
https://community.endlessm.com/t/iso-images-available-for-endless-os/1840

Para quem quiser testar o Endless, basta baixar uma imagem .iso
https://support.endlessm.com/hc/pt/articles/209063006-Onde-posso-baixar-diretamente-os-arquivos-de-imagem-ISO-do-Endless-OS

2 Likes

@Lynx.Medeiros com certeza os ISO’s são um grande avanço. Você conseguiu usar sem problemas?

1 Like

@abner, consegui sim, inclusive criei um tópico que mostra como eu fiz.
https://community.endlessm.com/t/criar-um-pendrive-usb-do-endless-os-a-partir-do-linux/1852

O Pendrive com o Endless OS reconheceu todos os componentes do Hardware e teve um bom desempenho.

1 Like

Estou com o seguinte problema:

Baixei o Endless e realizei todos os procedimentos para a instalação do mesmo em um pen-drive. Contudo, quando chega no 3º passo, “instalando”, aparece o aviso “Opa! Tem algo errado” e para o processo de instalação no pen-dive. Já troquei de porta USB e nada.

Detalhe: estou instalando o Endless OS Básico em um pen-drive 8gb. Estou realizando o procedimento em um Windows 10 Home 64 bits.

1 Like

Estou com o mesmo problema do Edvaldo. Alguém pode auxiliar?