Help e contribuição

Em primeiro lugar, gostaria de saber como contribuir com uma correção que fiz do texto de boas vindas deste fórum.
Sou brasileiro (desde que nasci), natural do Rio de Janeiro. Atualmente, resido em Carvalhos/MG e falo o idioma Português BR. Gosto de escrever e, se puder, ficaria feliz por poder ser útil à comunidade Endless.

Como acabo de chegar, ainda estou aprendendo a andar por aqui. Por isso não sei se devo postar aqui a minha contribuição ou se devo encaminhá-la a outro destino. Orientem-me, por favor.

Agora tenho um pedido de ajuda:
Fiquei confuso com os campos “Sem categoria” e “etiquetas”, logo abaixo de “Digite um título, ou cole um link aqui”. Neste último, informei: Help e contribuição.

O Help vem a seguir e, a contribuição é a correção que fiz do texto de boas vindas deste fórum.

O help é o seguinte:
Recebi, nesta semana, um notebook Acer, Nitro 5, modelo AN515-44-R4C8, que adquiri e cujo SO é o Endless, absolutamente desconhecido para mim, já que sequer tinha ouvido falar. O anúncio dizia que o sistema operacional era Ubuntu.

Sou usuário de Ubuntu há, aproximadamente, uns 10 anos e foi isso que me fez simpatizar com o Acer, além, é claro, da sua configuração.

Ao bater de frente com o Endless, a decepção foi muito grande: eu não sabia o que era aquilo. Passei à pesquisa que muito me tranquilizou, por me dar a saber que Endless é Linux e deriva de Debian/Ubuntu. A partir daí, passei a sentir-me “em casa” e gostaria de não ter que descartá-lo por conta do problema que estou tendo, como usuário de Librecad, o qual não se encontrava a bordo.

Parti para a tarefa de instalá-lo e meus problemas começaram: um certo diretório DPKG, configurado como somente leitura, impede a instalação do que quer que não esteja na Central de Aplicativos Endless.

Pelo terminal, as tentativas de instalação sempre resultam em:
dpkg: erro: não foi possível aceder ao directório /var/lib/dpkg da base de dados
do dpkg: Sistema de arquivos somente para leitura
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (2)

Pelo duplo clique no instalador, a resposta é: Infelizmente não é possível rodar Librecad Installer no Endless. Você pode instalar aplicativos a partir da Central de Aplicativos.

A central de aplicativos não contém o Librecad e não desejo instalar as opções que tenho lá. Até o farei por uma mera questão de conhecer os sistemas lá disponíveis, mas não por preferência.

O notebook Acer foi adquirido em virtude de o anterior, um Asus 32 bits, ter pouca memória e, enfim, não ser suficiente para as minhas necessidades.

Também tentei instalar o Windows, pelo fato de alguns aplicativos de que preciso não terem versões que se apliquem a Linux, mas os resultados obtidos foram os mesmos.

Assim, cá estou, a pedir um help desta simpática comunidade, sobre se vou conseguir manter o Endless em harmonia com Librecad e em dualboot com o ruindows ou se vou ser obrigado a retornar ao meu velho camarada Ubuntu.

Grato pela atenção,
GUEDES

1 Like

Senhores

O texto postado está totalmente truncado. Como vão entendê-lo?

Guedes


O Endless OS só suporta Oficialmente a penas Flatpak! Mais você pode instalar AppImage através do Aplicativo AppImage Pool disponível na Central de Aplicativos. Você pode Instalar programas Windows através do Bottles disponível na Central de Aplicativos. Você pode instalar usando o comando toolbox. O Toolbox é uma ferramenta que oferece um ambiente baseado em RPM/DEB para desenvolvimento e depuração de software que executa totalmente sem privilégios usando o Podman. Recomendo a leitura da documentação do comando toolbox usando o comando toolbox --help ou github.com/debarshiray/toolbox/tree/master/doc

1 Like

Bom dia pessoal. Eu também estou passando por esse erro:
“dpkg: erro: não foi possível aceder ao directório /var/lib/dpkg da base de dados do dpkg: Sistema de arquivos somente para leitura
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (2)”
Isso ocorre quando tento usar o comando:
apt-get upgrade
Alguma dica? Já tentei via chmod alterar as permissões da pasta e dos arquivos da mensagem de erro… mas sem chance…
Obrigado.
Prof. Fernando.

Please see section 2 in the article Leandro posted above. It explains why you can’t use apt to install software.

1 Like

Tudo bem, vocês me entenderam. Eu é que não estou entendendo e gostaria de saber porquê, o que escrevo, sai totalmente truncado, na postagem.

A oferta que incluí na minha primeira postagem, deveu-se a isto: entendi que a tradução não estava correta. Agora entendo que trata-se de u uma mera confusão sistêmica.

Hoje tenho ou help a pedir:
Na minha área de trabalho Endless há várias paginas que exibem os aplicativos disponíveis. Baixei, agora, o IRPF 2022 e fiquei com quatro ícones semelhantes, exceto pela nomenclatura, e gostaria de agrupá-los num contêiner(?). Cheguei a printar a tela para lhes mostra, mas aqui não há a oportunidade de anexar documentos, certo.

Se bem me entenderam e tiverem uma sugestão de como agrupar os ícones do IRPF22 naquilo que eu chamo de contêiner, fico-lhes muito grato.

This topic was automatically closed 28 days after the last reply. New replies are no longer allowed.