Caros,
Criei duas partições de 100 GB no meu HD. Instalei o Windows 10 em uma e quero instalar o Endless na outra.
Como faço para instalar o Endless na partição disponível?
Sempre que eu inicio o instalador a partir do Windows 10, ele seleciona somente a unidade C para compartilhar, não oferecendo a opção para selecionar a partição disponível.
@Waldir_Moraes o instalador não suporta diferentes partições durante a instalação, fazendo a instalação dentro da própria partição do Windows sem interferir no funcionamento do mesmo.
Acho que se você for um usuário avançado de Linux pode até achar uma forma de fazer a instalação na partição do Windows e depois transferi-la para uma segunda partição, mas eu nunca tentei pra dizer se funcionaria.
Ontem eu fiz a instalação na mesma unidade do Windows mas apresentou erro ao reiniciar, o Endless entrou direto e exibiu uma tela de erro. Perdi os 2 sistemas.
Hoje tentei novamente e desta vez funcionou, o Endless instalou na mesma unidade e agora no reinicio é exibida a tela para seleção do sistema que o usuário deseja operar.
@Waldir_Moraes que ótima notícia! Fico feliz que funcionou!
Entretanto, acharia legal se a gente pudesse entender o que aconteceu com você que falhou a primeira instalação. Então, basicamente o que você tinha era uma máquina com o disco particionado em duas unidades com 100GB cada, certo?
Em uma delas você instalou o Windows 10, baixou o instalador do Endless e tentou instala-lo no D:/, mas não teve como. Daí você resolveu então instalar no C:/ mesmo, ainda sim com as duas partições anteriores existindo, certo?
Quando você terminou a instalação, um erro apareceu e você não conseguia mais iniciar nem o Windows e nem o Endless. Dai precisou instalar o Windows novamente (perdeu os dois sistemas), só que dessa vez em uma partição única (só existe a C:/ mesmo) e quando instalou o Endless funcionou.
Foi isso que aconteceu? É importante atentar aqui para a existência de duas partições ou não em cada um desses momentos, pois talvez elas podem ter influenciado no resultado.
Outra coisa, pode me dizer se a tela preta de erro que você viu foi essa aqui abaixo?
É mais ou menos isto, vou detalhar.
Fiz uma instalação de Windows 10 (32 bits) num Sony Series W (mini notebook) com a seguinte configuração:
Processador Intel ATOM
2 GB de RAM
HD 250GB
Inicialmente eu formatei a máquina e instalei o Windows 10 via pendrive com sucesso.
Dividi o HD em duas partições de tamanhao similares com 110 GB cada em média, criando os drives C e D.
Baixei o instalador do ENDLESS e executei no Windows como informado, mas como não há opção para selecionar
o drive desejado eu olhei o vídeo do site e fiz igual, instalei no C com sucesso.
Após o RESTART exibiu a tela que vc colocou na conversa e não mais consegui subir um ou outro SO, a máquina
ficou inoperante.
Fiz várias pesquisas ontem a noite e não encontrei nada diferente sobre a instalação e como eu não tinha resposta
sobre instalar em partições diferentes decidi refazer todo o processo novamente.
A única mudança que fiz de uma instalação para outra foi selecionar a instalação básica do ENDLESS com 1,9GB.
Não sei se isto pode fazer diferença, mas repeti todos os mesmos passos na instalação do Windows 10 e do ENDLESS.
Após a conclusão fiz o RESTART e a tela para seleção dos SOs foi exibida como no vídeo da moça do site.
Agora estou fazendo ajustes finos nas configurações mas ainda não baixei mais conteúdo do ENDLESS para a máquina.
Só para frisar, o HD ainda está com duas partições C e D, a instalação está no C ue ficou com cerca de 60 GB
para cada SO.
Qualquer dúvida se vc quiser me informa que eu passo o meu telefone para vc ligar se for necessário.
O motivo da minha curiosidade é porque alguns usuários tem reportado aquele mesmo erro que você teve e eu mandei uma foto da tela. Entretanto, nós não conseguimos reproduzir o problema e ainda não achamos qual o motivo que leva isso à acontecer em alguma máquinas e outras não. Na verdade do seu caso uma segunda tentativa resolveu o problema.
Estamos investigando o problema. Obrigado pela ajuda!