Anunciando o script para Firefox no Endless OS 3
Além do [script do Google Chrome] (http://community.endlessm.com/t/agora-voce-pode-instalar-o-google-chrome-no-endless-3/661), anunciado recentemente, agora temos um tutorial que você pode usar para baixar e instalar o Firefox no Endless OS 3. Isso permite que você acesse conteúdos que dependam do Adobe Flash e/ou Oracle Java usando o navegador Firefox.
O Firefox é um navegador de código aberto que inclui codecs de audio e vídeo que não podem ser distribuídos legalmente com a nossa versão gratuita do Chromium (o navegador chamado “Internet” no sistema operacional Endless). Você pode usar o Firefox para acessar sites que requerem suporte Java também, pois esse não é incluído nas versões recentes do Chromium e Google Chrome.
Infelizmente, alguns sites com gerenciamento de direitos digitais (DRM) e o Netflix não são compatíveis com o Firefox. Por enquanto, o Google Chrome é o melhor navegador para acessar o Netflix e outros sites semelhantes. Observe também que a versão do Adobe Flash fornecido pelo Firefox é muito mais antiga do que a suportada no Chromium e Google Chrome. Por isso, é possível que alguns sites em Flash não sejam compatíveis com o Firefox. Para usar uma versão mais recente do Flash, considere o uso do Google Chrome ou Chromium.
Estamos trabalhando para tornar o Firefox disponível como um aplicativo no Centro de programas. Assim, você poderá fazer à instalação do navegador com um simples clique e facilmente atualizá-lo, como todos os outros aplicativos contidos no Endless. Mas por agora, qualquer usuário do Endless OS 3.x poderá usar comandos no terminal para baixar e instalar o Firefox.
Como usar o script para instalar o Firefox no Endless 3
Primeiro, abra uma janela do terminal, digitando “terminal” na busca global da área de trabalho. Em seguida, digite (ou copie e cole) a seguinte linha de comando:
rm -f eos-install-firefox && wget https://raw.githubusercontent.com/endlessm/eos-customer-support/master/eos-install-firefox && chmod +x eos-install-firefox && ./eos-install-firefox
Ou, se preferir, você pode digitar comandos uma linha de cada vez:
rm -f eos-install-firefox
wget https://raw.githubusercontent.com/endlessm/eos-customer-support/master/eos-install-firefox
chmod +x eos-install-firefox
./eos-install-firefox
A qualquer momento, se você quiser atualizar o Firefox (ou os seus plugins) para uma nova versão, basta repetir os passos acima.
Atenção: Java tem problemas de segurança
O uso de Java no navegador podem trazer riscos de segurança. Por causa destes riscos, o plugin do Java é sempre bloqueado por padrão, a menos que você ative-o para o site sendo acessado através de um diálogo pop-up. Alguns sites podem exigir exceções mais explícita na política de segurança.
Se você tiver problemas ao executar o plugin do Java em algum lugar, tente executar a seguinte sequência de comandos no terminal:
~/.local/share/eos-third-party-apps/firefox/jre*/bin/ControlPanel
Em seguida, adicionar o URL do site na lista de sites com exceções de segurança.
### Isso é tudo! Esperamos que você goste de usar o Firefox no Endless OS 3. Nos mantenha informado sobre o funcionamento dele!
Para os curiosos técnicos: examine o script eos-install-firefox para ver exatamente o que estamos fazendo. Em suma, baixamos à última versão do Mozilla Firefox, a versão mais recente do Java da Oracle, e a última versão do plugin Adobe Flash, e descompactados dentro do diretório .local/ no diretório principal do usuário (~/.local/share/eos-third-party-apps/firefox). Criamos links para as dependências que serão carregada quando o Firefox for executado e adicionamos o ícone do Firefox na área de trabalho.