Instalando o Firefox no Endless 3!

Anunciando o script para Firefox no Endless OS 3

Além do [script do Google Chrome] (http://community.endlessm.com/t/agora-voce-pode-instalar-o-google-chrome-no-endless-3/661), anunciado recentemente, agora temos um tutorial que você pode usar para baixar e instalar o Firefox no Endless OS 3. Isso permite que você acesse conteúdos que dependam do Adobe Flash e/ou Oracle Java usando o navegador Firefox.

O Firefox é um navegador de código aberto que inclui codecs de audio e vídeo que não podem ser distribuídos legalmente com a nossa versão gratuita do Chromium (o navegador chamado “Internet” no sistema operacional Endless). Você pode usar o Firefox para acessar sites que requerem suporte Java também, pois esse não é incluído nas versões recentes do Chromium e Google Chrome.

Infelizmente, alguns sites com gerenciamento de direitos digitais (DRM) e o Netflix não são compatíveis com o Firefox. Por enquanto, o Google Chrome é o melhor navegador para acessar o Netflix e outros sites semelhantes. Observe também que a versão do Adobe Flash fornecido pelo Firefox é muito mais antiga do que a suportada no Chromium e Google Chrome. Por isso, é possível que alguns sites em Flash não sejam compatíveis com o Firefox. Para usar uma versão mais recente do Flash, considere o uso do Google Chrome ou Chromium.

Estamos trabalhando para tornar o Firefox disponível como um aplicativo no Centro de programas. Assim, você poderá fazer à instalação do navegador com um simples clique e facilmente atualizá-lo, como todos os outros aplicativos contidos no Endless. Mas por agora, qualquer usuário do Endless OS 3.x poderá usar comandos no terminal para baixar e instalar o Firefox.

Como usar o script para instalar o Firefox no Endless 3

Primeiro, abra uma janela do terminal, digitando “terminal” na busca global da área de trabalho. Em seguida, digite (ou copie e cole) a seguinte linha de comando:

rm -f eos-install-firefox && wget https://raw.githubusercontent.com/endlessm/eos-customer-support/master/eos-install-firefox && chmod +x eos-install-firefox && ./eos-install-firefox

Ou, se preferir, você pode digitar comandos uma linha de cada vez:

rm -f eos-install-firefox

wget https://raw.githubusercontent.com/endlessm/eos-customer-support/master/eos-install-firefox

chmod +x eos-install-firefox

./eos-install-firefox

A qualquer momento, se você quiser atualizar o Firefox (ou os seus plugins) para uma nova versão, basta repetir os passos acima.

Atenção: Java tem problemas de segurança

O uso de Java no navegador podem trazer riscos de segurança. Por causa destes riscos, o plugin do Java é sempre bloqueado por padrão, a menos que você ative-o para o site sendo acessado através de um diálogo pop-up. Alguns sites podem exigir exceções mais explícita na política de segurança.

Se você tiver problemas ao executar o plugin do Java em algum lugar, tente executar a seguinte sequência de comandos no terminal:

~/.local/share/eos-third-party-apps/firefox/jre*/bin/ControlPanel

Em seguida, adicionar o URL do site na lista de sites com exceções de segurança.

### Isso é tudo! Esperamos que você goste de usar o Firefox no Endless OS 3. Nos mantenha informado sobre o funcionamento dele!

Para os curiosos técnicos: examine o script eos-install-firefox para ver exatamente o que estamos fazendo. Em suma, baixamos à última versão do Mozilla Firefox, a versão mais recente do Java da Oracle, e a última versão do plugin Adobe Flash, e descompactados dentro do diretório .local/ no diretório principal do usuário (~/.local/share/eos-third-party-apps/firefox). Criamos links para as dependências que serão carregada quando o Firefox for executado e adicionamos o ícone do Firefox na área de trabalho.

2 Likes

Está dando erro 404 após aplicar o comando de instalação…Como vocês ainda não resolveram o problema estou quebrando o galho da seguinte forma: baixei o firefox descompactei e estou utilizando ele direto na pasta porém não consigo criar atalho nem mover para o desktop…Ajuda aí galera!!!

@JOSO De qualquer forma, algo que nos ajudaria bastante a entender o problema seria o seguinte:

  1. Abra o aplicativo chamado ‘Terminal’
  2. Neste aplicativo execute o comando: eos-diagnostics
  3. O comando acima irá criar um arquivo com as informações do seu sistema (exemplo: eos-diagnostic-160614_111731_UTC+0100.txt); Nos envie esse arquivo para que possamos analisar e ver uma possível solução

Conforme me foi solicitado estou enviando em anexo

eos-diagnostic-161215_062036_UTC-0200.txt (276 KB)

Estou enviando o log gerado em outra máquina e apresentando o mesmo erro…porém o código agora é 484eos-diagnostic-161215_082635_UTC-0200.txt (210 KB)

@JOSO estranho, acabei de testar aqui e funcionou sem problemas. Você pode tentar novamente e caso o problema ocorra novamente tirar um foto da sua tela ou copiar e colar o resultado do comando de instalação?

Realmente não sei dizer mais a atualização sumiu e agora diz não ter
nenhuma disponível isso com relação ao google…porém o Firefox ainda não
consegui instalar pelos comandos citados no site.

Josué

Boa Abner…esta é outra máquina que tenho só com o Endless e está
acontecendo isto…segue imagem em anexo

Boa noite Abner…agora só ficou o framework…veja a tela

E está é com relação a instalação do firefox pelo terminal seguindo as
instruções que está no site:

@JOSO vi que em outro poste você menciona que com o 3.0.10 seus problemas com atualização acabaram. Inclui o problema que você listou aqui?

sobre o firefox, vou testar mais um vez aqui do meu lado.

@JOSO acabei de perceber aqui na imagem que você me enviou que o seu comando esta com o nome eos-install-firefox14, mas não existe esse ‘14’ no final do comando. Remova isso e tente novamente para ver se funciona.

Boa tarde, Abner

Com a atualização 3.0.10 todos os problemas com o app center e o firefox
foram resolvidos tanto na máquina que roda o Endless alone quanto em dual
boot com o windows…o único problema que já era antigo é que no grub fica
mostrando a versão antiga…e conforme vai atualizando vai crescendo o
número de entradas…atualmente estou com o Microsoft windows, endless
3.0.10 e Endless 3.0.9…vou ver se consigo tirar uma foto para enviar

@JOSO entendi. Estranho esse problema. E sobre o firefox? Resolveu?

Sim, após ver que tinha sido resolvido os problemas com app center
…voltei no site onde mostra como instalar o Firefox e foi
batata…instalou certinho

@JOSO
De qualquer forma, algo que nos ajudaria bastante a entender o problema seria o seguinte:

  1. Abra o aplicativo chamado ‘Terminal’
  2. Neste aplicativo execute o comando: eos-diagnostics
  3. O comando acima irá criar um arquivo com as informações do seu sistema (exemplo: eos-diagnostic-160614_111731_UTC+0100.txt); Nos envie esse arquivo para que possamos analisar e ver uma possível solução

@joso sobre o problema de mostrar várias versões do Endless no menu de boot, verifiquei que isso é um problema conhecido já, mas inofensivo. Vamos arrumar assim que possível.

Arquivo ou diretório ão encontrado, quando coloquei:
~/.local/share/eos-third-party-apps/firefox/jre*/bin/ControlPanel

@Roberto
De qualquer forma, algo que nos ajudaria bastante a entender o problema seria o seguinte:

  1. Abra o aplicativo chamado ‘Terminal’
  2. Neste aplicativo execute o comando: eos-diagnostics
  3. O comando acima irá criar um arquivo com as informações do seu sistema (exemplo: eos-diagnostic-160614_111731_UTC+0100.txt); Nos envie esse arquivo para que possamos analisar e ver uma possível solução

É amigo. Estou na mesma situação. Estou utilizando direto da pasta baixada. E também não consigo fazer atalho para área de trabalho. Aliás, gostaria de pedir uma atualização do Endless que permitisse um famoso clica segura e arrasta da pasta para a área de trabalho. Abraços.