Lançamento | Endless OS 3.3.20

O Endless OS 3.3.20 foi lançado na Terça-feira 14 de Janeiro de 2020.

As atualizações do 3.3.x para última versão estável agora devem funcionar novamente

Alguns problemas impediram que alguns usuários do Endless OS 3.3.x atualizassem para a versão estável mais recente (atualmente 3.7.6). Esta versão corrige dois dos problemas conhecidos:

  1. A instalação do LibreOffice do Flathub falha: Quando os usuários atualizam do 3.3 para o 3.7, o aplicativo LibreOffice é instalado como um Flatpak (enquanto anteriormente fazia parte do sistema operacional base). Esse processo não funcionou nos últimos meses, o que significa que nenhum usuário pôdia atualizar a versão 3.3.19.

  2. Alguns usuários que possuem aplicativos instalados que usam tempos de execução antigos do Flatpak não puderam atualizar a partir da 3.3.19 devido a um erro em um script que é executado durante o processo de inicialização. Se você for afetado por esse problema, o log terá a seguinte mensagem do eos-updater: “Fetch: failed to pull necessary new flatpaks for update: Remote “gnome” not found”.

Se o seu computador estiver executando o Endless OS 3.3.19 ou anterior, agora você pode atualizar indo para o painel Detalhes no aplicativo Configurações e clicando no link “Verificar agora se há atualizações” no canto inferior direito. Após a atualização ser aplicada, você receberá uma notificação de que é necessária uma reinicialização. Após a reinicialização, você precisará atualizar novamente do 3.3.20 para a versão mais recente - 3.7.6 no momento da gravação - usando o mesmo procedimento.

Se você ainda não conseguir atualizar para a 3.7.6, coleti informações de depuração seguindo estas instruções e publique no fórum da comunidade.

Esta versão do Endless OS não afeta os usuários que já estão em uma versão superior à 3.3.19.

Problemas conhecidos

Alguns computadores podem não ser atualizados com êxito do 3.3.20 para a versão estável mais recente devido à falta de espaço em disco disponível: Esse problema afeta especialmente computadores Endless Mini de 32 GB. Você pode verificar o espaço em disco disponível usando o aplicativo Disks. Em um Mini sem fim, verifique se você selecionou a partição que diz “Montado em /var/endless-extra” na lista à esquerda:

Se tiver menos de 6 GB gratuitos, desinstale alguns aplicativos maiores usando a Central de Aplicativos e tente atualizar novamente. Após a atualização com êxito, você pode reinstalar alguns ou todos esses aplicativos: o processo de atualização requer mais espaço em disco enquanto está acontecendo do que após a aplicação.

This topic was automatically closed 28 days after the last reply. New replies are no longer allowed.