Lançamento | Endless OS 3.7.0

O Endless OS 3.7.0 foi lançado na Segunda-feira 21 de Outubro de 2019.

NOTA: Essa atualização é apenas para processadores x86_64 (Intel/AMD). Nenhuma atualização será publicada para o Endless Mini e nenhuma nova imagem para download será publicada para esta versão.

Atualização da Endless Shell

Nesta versão, a maioria dos componentes da área de trabalho, incluindo a Central de Aplicativos, foram atualizados para as versões do GNOME 3.34. Isso traz novos recursos, melhorias de desempenho e correções de bugs.

Novo painel de configurações de plano de fundo

Configuração de luz noturna mais facilmente detectável

Novos avatares disponíveis

Nota: A própria Endless Shell (ou seja, a área de trabalho) e o Evolution (o cliente de email) ainda são baseados no GNOME 3.32; novas versões baseadas no GNOME 3.34 serão incluídas em uma versão 3.7 futura.

Suporte aprimorado à reprodução de áudio e vídeo

O navegador Chromium integrado agora deve oferecer suporte à reprodução do AAC por padrão, sem a necessidade de comprar e baixar codecs adicionais.

O Chromium agora também suporta reprodução acelerada de vídeo em sistemas Intel. Para fazer uso disso, instale o driver Intel VAAPI que pode ser encontrado na Central de Aplicativos.

Emoji colorido :rainbow:

O sistema operacional infinito agora inclui suporte a emoji colorido. :raised_hands: O quão bem eles são suportados e como digitá-los depende do aplicativo (e seu kit de ferramentas de desenvolvimento):

  • Na maioria dos aplicativos internos (como Documents :file_folder: e Text Editor :memo:), além de muitos aplicativos disponíveis na Central de Aplicativos (como Geary: inbox_tray: e Gnote :notebook:), você pode digitar emoji pressionando Ctrl + . (ponto/ponto final). :tada:

  • Em algumas outras aplicações - como Firefox :fire: :fox_face: e Programa de manipulação de imagem do GNU e :paintbrush: - você pode digitar emoji pressionando Ctrl+Shift+e. Isso exibirá a letra sublinhada “e” no cursor. Pressione Espaço para abrir um menu e selecione um emoji com o mouse, teclas de seta ou digitando seu nome. :thinking:

  • Alguns aplicativos, como Chrome, Chromium, KeePassXC, LibreOffice e Endless Apps, como o Enciclopédia, atualmente têm suporte parcial ou inexistente para exibir emoji colorido. :crying_cat_face:

Suporte de hardware atualizado

  • O software do sistema operacional subjacente foi atualizado para oferecer suporte ao hardware mais recente e corrigir alguns problemas de compatibilidade de hardware. Isso inclui uma atualização para o kernel v5.3

  • Muitos notebook da HP não rodam mais a tela com base nas leituras do acelerômetro, que frequentemente são interpretadas incorretamente pelo software.

  • Algumas plataformas modernas de PC possuem uma opção de BIOS chamada “modo RAID” ou “Intel RST Optane”, normalmente definida por padrão, o que anteriormente causaria a indisponibilidade de discos NVMe no Endless OS. O Endless OS agora pode trabalhar com esses discos, independentemente das configurações do BIOS.

Outras melhorias e mudanças

  • Chromium foi atualizado para versão 77.0.3865.120 para trazer as correções de segurança mais recentes para o navegador da web interno da Endless.

  • Novo aplicativo Analisador de Uso de Disco incluído: O Analisador de Uso de Disco do GNOME (ou seja, Baobab) agora está incluído como parte do sistema operacional. Este utilitário pode ser usado para acessar informações de uso do disco por meio de uma interface gráfica.

  • Atualização do Flatpak e OSTree para manter a compatibilidade com os recursos mais recentes e as correções.

  • Melhorias na primeira experiência de inicialização: Com a reformulação do GNOME 3.34, a Primeira Experiência de Inicialização ganhou suporte para avatares padrão gerados automaticamente com base no nome do usuário, seletor de avatar mais fácil, incluindo suporte para selecionar uma foto como avatar, entre outras melhorias.

  • Os arquivos de rede e de dispositivo (por exemplo, conteúdo compartilhado pela rede a partir de máquinas Windows ou aparelhos Android) agora estão acessíveis como conteúdo local: Isso deve permitir, por exemplo, abrir um arquivo de mídia no VLC a partir de uma unidade de rede remota do Windows (sistema de arquivos SMB) usando o gerenciador de arquivos ou importar fotos de um telefone Android (sistema de arquivos MTP) usando o aplicativo Fotos.

  • Suporte de fonte chinês-japonês-coreano atualizado: Mudamos nossa fonte CJK embutida para Noto CJK.

Problemas conhecidos

  • A barra de progresso para instalações de aplicativos na Central de Aplicativos não é precisa.

This topic was automatically closed 28 days after the last reply. New replies are no longer allowed.