Lançamento | Endless OS 3.9.1

O Endless OS 3.9.1 foi lançado na Segunda-feira 07 de Dezembro de 2020. Imagens para download para novos usuários estarão disponíveis nos próximos dias.

Suporte de hardware atualizado

Recebemos vários relatórios de que o teclado em alguns laptops Asus parou de funcionar após a atualização 3.9.0. Não fomos capazes de reproduzir em vários laptops Asus diferentes aos quais temos acesso, mas mesmo assim estamos lançando algumas mudanças no kernel do Linux que esperamos corrigir o problema. Se você foi afetado por esse problema no 3.9.0, informe-nos no fórun se esta atualização corrige o problema em sua máquina.

Um problema conhecido anteriormente que fazia com que as imagens ISO tivessem um atraso de 90s durante a inicialização foi corrigido, portanto, as imagens ISO 3.9.1 não terão mais esse atraso.

Os drivers NVIDIA que enviamos foram atualizados para a versão 450.80, adicionando suporte para algumas novas placas de vídeo.

Finalmente, o pacote virtualbox-guest-utils também foi atualizado (já havíamos atualizado o suporte do kernel no 3.9.0), e também habilitamos a aceleração 3D por padrão ao importar nossas imagens OVF para download no Virtualbox ou VMWare. Se você já tem uma máquina virtual executando o Endless OS, pode simplesmente atualizá-la para a versão mais recente e habilitar a aceleração 3D nas configurações da VM para aproveitar essa melhoria (no Virtualbox, você precisa se certificar de que VMSVGA está selecionado como o controlador gráfico para que a aceleração 3D funcione).

Endless Hack

Concluímos outra etapa para estabelecer o Endless Hack como um projeto de código aberto fora da Endless. Depois de abrir o código-fonte com 3.9.0, publicamos os aplicativos de Endless Hack no Flathub.

Também continuamos nosso trabalho para disponibilizar o Endless Hack fora do Endless OS. Endless Hack agora roda em qualquer sistema Linux baseado em GNOME que tenha GNOME Shell versão 3.36 ou superior, e uma versão Flatpak acima de 1.8.2. Por exemplo, o Endless Hack agora é executado no Ubuntu 20.10 e no Fedora 33. Isso também significa que o Endless Hack agora usa o Wayland Display Server, uma vez que está habilitado por padrão no GNOME do Fedora 33.

Também melhoramos a experiência de instalação de aplicativos quando eles são exigidos por missões - as missões agora solicitam que o usuário instale o aplicativo. Se o usuário aceitar, a missão inicia o back-end do software automaticamente e inicia a instalação.

Também adicionamos um novo conteúdo de missões ao Endless Hack! Nesta versão, adicionamos mais 4 missões para o Krita, abrangendo animações simples, bem como os conceitos básicos de cel-shading e pixel art. Também adicionamos outra nova missão que tem uma abordagem diferente para a programação para iniciantes, usando a tartaruga!

Outras melhorias e mudanças

  • No Endless OS 3.9.0, foi introduzido um problema em que o menu de calendário / notificações deixava de ser exibido quando seu tamanho era muito grande para a tela. Isso agora está corrigido.
  • Os ícones do LibreOffice agora são atualizados para as versões oficiais/upstream.
  • Os ícones da área de trabalho agora se expandem ao passar o mouse para mostrar o nome completo do ícone quando aplicável.
  • O aplicativo Controle dos Pais foi atualizado para simplificar as opções usadas para configurar as restrições de instalação do aplicativo.
    Os tempos de execução do Flatpak não utilizados agora são removidos automaticamente durante as atualizações se forem marcados como fim de vida, para liberar espaço em disco.
  • O suporte para instalação ou atualização de aplicativos e para atualização do sistema operacional a partir de uma unidade USB usando a Central de Aplicativos foi corrigido. Os aplicativos são exibidos na categoria “USB” e as atualizações do sistema operacional são exibidas na guia “Atualizações”.
  • Outras melhorias gerais e correções de bugs.

Olá! A Mesa digitalizadora Wacom Intuos Small black tem suporte e funciona bem no Endless 3.9.1?

HI Ana Clara

First of all happy new year.

I am using laptop ASUS with endless program.

1- When I make download for any app., I can not open it as attached photo.

How could I open it and use it ?

2- is it possible to change this software to windows for example instead of endless?

Best regards.

Alkaram +905343310705

HI Ana Clara
First of all happy new year.

I am using laptop ASUS with endless program.

1- When I make download for any app., I can not open it as attached photo.

How could I open it and use it ?

2- is it possible to change this software to windows for example instead of endless?

Best regards.

Alkaram +905343310705

https://support.endlessos.org/help-center/Can-I-install-new-apps-or-software

https://support.endlessos.org/help-center/Can-I-install-new-apps-or-software

Olá, estou tentando atualizar para a versão 3.9.1, no então não consigo aparece a seguinte mensagem.

  1. Abra o aplicativo chamado ‘Terminal
  2. Neste aplicativo execute o comando:
killall gnome-software
flatpak update --appstream && flatpak update -y
eos-updater-ctl update
 nome-software