Lançamento | Endless OS 5.1

Endless OS 5.1 foi lançado em 30 de Novembro de 2023.

Endless OS 5.1 é uma versão secundária focada em trazer o seguinte para o Endless OS 5:

  • Endless Key
  • Suporte de hardware atualizado
  • Melhorias incrementais

Endless Key

Endless Key agora está incluído nas novas instalações do Endless OS 5.1. Se você já estiver usando o Endless OS, poderá pesquisar Endless Key no App Center ou baixá-lo no Flathub.

Endless Key é um aplicativo privado e seguro onde os alunos podem explorar dezenas de recursos educacionais cuidadosamente selecionados para fornecer aprendizado prolongado. Explore opções baseadas em interesses, como codificação, artes e ofícios, culinária e STEM, tanto online quanto offline. A maioria dos recursos está em inglês, com um pequeno número em espanhol.
Saber mais

Atualmente, nenhum recurso está pré-instalado junto com o aplicativo na versão para download do Endless OS; em versões futuras, recursos em inglês ou espanhol serão pré-instalados nessas versões do Endless OS.

A integração do Endless Key foi aprimorada no Endless OS 5.1, independentemente de ter sido pré-instalado ou instalado posteriormente:

  • Endless Key agora pode ser usado por vários usuários no mesmo computador sem a necessidade de baixar recursos mais de uma vez

  • A grade do aplicativo não contém mais vários inicializadores para canais diferentes no Endless Key, se estiver instalado; em vez disso, abra o aplicativo Endless Key para explorar todos os recursos disponíveis

Suporte de hardware atualizado

  • O kernel Linux foi atualizado para a versão 6.5 para melhor suporte de hardware mais recente

  • O driver gráfico NVIDIA foi atualizado para 530.41.03 para melhor suporte de dispositivos com GPUs NVIDIA

  • Os pacotes de firmware foram atualizados para melhorar o suporte de hardware mais recente

Raspberry Pi

  • O Endless OS pode ser usado no Raspberry Pi: com algumas limitações. Endless OS 5.1 traz diversas melhorias no suporte ao Raspberry Pi, mas ainda deve ser considerado uma prévia. Agradecemos o feedback da comunidade sobre o uso do Endless OS neste hardware!

Melhorias para Raspberry Pi

  • Gráficos acelerados por hardware: agora são suportados no Raspberry Pi 4 e 400, fazendo com que a área de trabalho e os aplicativos funcionem com mais fluidez
  • Endless OS 5.1 agora pode ser inicializado a partir de uma unidade USB conectada a um Raspberry Pi

Problemas conhecidos e soluções alternativas para Raspberry Pi

  • A reprodução de vídeo não funciona corretamente no Chromium no Raspberry Pi: você pode contornar esse problema desativando a aceleração de hardware nas configurações do navegador

  • A reprodução de vídeo não funciona corretamente no reprodutor de vídeo Totem no Raspberry Pi: por enquanto, tente instalar um player de vídeo diferente da Central de Aplicativos

Outras mudanças e melhorias

  • Barras de rolagem aprimoradas: mais aplicativos mostram uma barra de rolagem por padrão sempre que você pode rolar, em vez de mostrar apenas uma barra de rolagem sobreposta durante a rolagem ou quando o mouse se move próximo à borda da janela. Este comportamento será configurável nas configurações de acessibilidade em uma versão futura do Endless OS.

  • Barras de rolagem aprimoradas: mais aplicativos mostram uma barra de rolagem por padrão sempre que você pode rolar, em vez de mostrar apenas uma barra de rolagem sobreposta durante a rolagem ou quando o mouse se move próximo à borda da janela. Este comportamento será configurável nas configurações de acessibilidade em uma versão futura do Endless OS.

  • Vários outros componentes receberam atualizações de segurança e correções de bugs

Funcionalidade alterada e removida

Endless OS 5.1 remove alguns aplicativos e extensões desatualizadas para fornecer uma experiência melhor e mais sustentável.

Endless Hack

Os novos sistemas Endless OS não incluem mais Hack: ou seus aplicativos associados Sidetrack e System.

Em seu lugar, Endless OS agora inclui uma seleção com curadoria das melhores ferramentas para criar seus próprios jogos, como GDevelop, Pixelorama, Godot e (nas versões em espanhol) Pilas Engine.

Brasero

O aplicativo de gravação de CD e DVD Brasero foi removido: Nossas métricas indicam que este aplicativo é usado em poucos sistemas e o Brasero não é mais mantido por seus desenvolvedores.

Se precisar gravar CDs ou DVDs, sugerimos que experimente o PowerISO, disponível no App Center. Usuários mais avançados podem instalar o Brasero em um contêiner Toolbox. Também esperamos que o Brasero esteja disponível para instalação no App Center em breve, cortesia da comunidade Flathub.

Adblock Plus

O Adblock Plus não é mais instalado automaticamente no navegador da Web no Endless OS 5.1.

Nas versões anteriores do Endless OS, a extensão do navegador era instalada automaticamente para melhorar a privacidade e a velocidade de carregamento da página; no entanto, recebemos comentários de que esse comportamento automático era inesperado. Além disso, a solicitação de pagamento da extensão ao abrir o navegador pela primeira vez foi confundida com a solicitação de pagamento da Endless OS Foundation.

Se você já possui o Adblock Plus instalado em seu navegador, a atualização para o Endless OS 5.1 não o removerá. Se você não tem o Adblock Plus instalado, mas gostaria, você pode instalá-lo (ou outro bloqueador de anúncios) através da Chrome Web Store.

1 Like

Bem, eu não consigo atualizar a minha versão para nenhuma atual, o meu está no 3.9.3 e não encontro onde posso atualizar, já fui em sobre, já fui na loja e já até coloquei postagem na comunidade e de forma alguma consigo atualizar.

1 Like

This topic was automatically closed 28 days after the last reply. New replies are no longer allowed.