Lançamento | Endless OS 5

O Endless OS 5 foi lançado em 27 de janeiro de 2023. Faça o download em endlessos.org. A maioria dos sistemas Endless OS 4 existentes pode ser atualizada como em qualquer outra atualização do sistema operacional; as atualizações serão ativadas em breve.

A experiência da área de trabalho foi atualizada

O Endless OS 5 continua a ser o sistema operacional centrado em aplicativos que você conhece e ama, mas a experiência foi atualizada com base em testes e comentários de usuários.

De relance, você notará que a grade de aplicativos e a pesquisa são basicamente as mesmas, enquanto a barra de tarefas na parte inferior da tela no Endless OS 4 foi dividida em mais dois elementos propositais no Endless OS 5: o traço inferior para o seu aplicativos favoritos e em execução na parte inferior da tela e o painel superior com mais informações e status do sistema na parte superior da tela.

Painel superior

Painel Inferior

O design atualizado separa os aplicativos do status do sistema, dando mais espaço para seu papel de parede e aplicativos abertos, mas ainda funciona fundamentalmente semelhante ao Endless OS 4:

Característica O mesmo que o Endless OS 4 Novidade do Endless OS 5
Aplicativos favoritos e em execução Visível na parte inferior da tela O novo traço se esconde na parte inferior da tela para sair do caminho
Grade de aplicativos Mostrar aplicativos instalados com um botão na parte inferior da tela Use o botão da grade de aplicativos no painel ou o botão Aplicativos no painel
Pesquisa Pesquise aplicativos e conteúdo diretamente da área de trabalho
Relógio, calendário e notificações Clique no relógio para ver um calendário e notificações perdidas Novas notificações aparecem na parte superior central da tela, abaixo do relógio no painel
Status e menu do sistema Status do sistema como Wi-Fi, Bluetooth, volume e bateria são visíveis no menu do sistema O menu do sistema agora está no canto superior direito, no painel

Multitarefa

O Endless OS 5 apresenta vários espaços de trabalho na nova exibição de Atividades para organizar melhor seu trabalho.

Central de aplicativos totalmente nova

A Central de aplicativos: o local para navegar, instalar e atualizar aplicativos, foi completamente reformulado no Endless OS 5. Um novo design e desempenho aprimorado tornam mais fácil do que nunca navegar e aprender sobre os quase 2.000 aplicativos disponíveis para instalação no Endless OS .

Categorias

Detalhes do aplicativo

Novos banners grandes e coloridos para mostrar os aplicativos em destaque, as categorias são visualmente mais interessantes e os detalhes do aplicativo são mais simplificados.

Tudo o que você ama no Endless OS

Todos os seus aplicativos instalados e os recursos essenciais do Endless OS permanecem inalterados do Endless OS 4 ao Endless OS 5.

O Endless OS 5 continua a apresentar a experiência de desktop simples baseada em aplicativo; atualizações automáticas em conexões de rede ilimitadas; controles dos pais; e toneladas de aplicativos de aprendizagem, criativos e de produtividade incluídos que funcionam offline.

…e mais!

Houve muitas melhorias em todo o Endless OS 5.

Gestos multitoque

O Endless OS 5 oferece suporte a gestos multitoque em touchpads e trackpads para multitarefa.

  • Dois dedos para rolar
  • Apertar com dois dedos para ampliar em alguns aplicativos de terceiros, como o GNOME Web
  • Deslize com três dedos para a esquerda/direita para alternar entre os espaços de trabalho
  • Deslize com três dedos para cima para mostrar espaços de trabalho enquanto usa aplicativos
  • Deslize novamente com três dedos para cima para mostrar a grade do aplicativo

Suporte multi-gráficos aprimorado

Em sistemas com várias placas gráficas, o Endless OS 5 usa como padrão os gráficos integrados com maior eficiência de energia. Aplicativos conhecidos por terem necessidades gráficas mais exigentes, como jogos 3D, são iniciados automaticamente nos gráficos discretos mais poderosos.

Isso melhora a duração da bateria e reduz o consumo de energia ao usar aplicativos menos exigentes.

Você também pode optar por iniciar qualquer aplicativo com gráficos discretos clicando com o botão direito do mouse no ícone do aplicativo e selecionando “Iniciar usando placa gráfica discreta”.

Filtros da Central de aplicativos → Controle dos pais

Anteriormente, a Central de aplicativos incluía listas codificadas de aplicativos (como jogos violentos) para ocultar variantes específicas do Endless OS. Isso foi removido em favor do uso do Controle dos Pais embutido nas Configurações.

Wayland

O Endless OS 5 adota o protocolo de servidor de exibição Wayland sobre o protocolo Xorg/X11 mais antigo. Geralmente, isso traz privacidade, segurança e desempenho aprimorados sem afetar o uso do computador.

No entanto, existem algumas diferenças ao usar o Wayland:

  • O compartilhamento de tela no Google Chrome, Chromium e navegadores relacionados é um pouco mais complicado.

Se você estiver usando o Endless OS na máquina virtual, não há suporte para arrastar e soltar arquivos entre o sistema host e a máquina virtual do Endless OS quando o Endless OS estiver usando o Wayland.

Se você precisar usar o Xorg/X11 como na versão anterior do Endless OS:

  1. Encerrar sessão

  2. Selecione seu usuário

  3. Use o ícone :gear: para selecionar “Endless on Xorg

  4. Continue a fazer login como de costume

Para voltar ao Wayland, siga os mesmos passos, selecionando “Endless on Wayland”.

Aplicativos Flatpak

Mais aplicativos no Endless OS 5 agora são fornecidos como Flatpaks em vez de serem incorporados ao sistema operacional. Isso permite que esses aplicativos sejam atualizados independentemente do próprio sistema operacional e removidos se não forem utilizados:

  • Gestor de Arquivos
  • Calculadora
  • Contatos
  • Fontes
  • Logs
  • Shotwell (graças ao membro da comunidade Bryan Quigley)
  • Editor de texto (gedit)

Papel de parede

Como visto nas capturas de tela acima, o Endless OS 5 inclui um novo papel de parede padrão baseado em uma foto de Shant Dem. Esta foto foi escolhida por seus espaços amplos e limpos que evocam uma sensação de descoberta e exploração, enquanto seus vibrantes tons de laranja refletem a identidade Endless

Novos usuários e usuários existentes que não alteraram seu papel de parede verão esse novo papel de parede; também está disponível para ser selecionado em ConfiguraçõesPlano de fundo.

GNOME 41

O Endless OS é construído no GNOME desktop de código aberto, e a Endless OS Foundation colabora estreitamente com a comunidade GNOME para ajudar a projetar e desenvolver o próprio GNOME.

O Endless OS 5 é construído no GNOME 41. Consulte as notas de versão do GNOME 41 e as notas de versão do GNOME 40 para obter alterações adicionais desde o Endless OS 4.

Versões

GNOME 41.3
Linux 5.15
OSTree 2022.1
Flatpak 1.12.4
Flatpak-Builder 1.2.2

Fim do suporte de hardware

Alguns modelos de computador não são mais suportados no Endless OS 5 ou mais recente. Eles não atualizarão, automáticamente ou manualmente, do Endless OS 4, nossa versão atual de suporte de longo prazo. Pode ser tecnicamente possível instalar o Endless OS 5 nos sistemas afetados, mas isso não é recomendado, pois você encontrará problemas conhecidos que levaram ao fim do suporte para esses modelos.

Os seguintes dispositivos são afetados:

  • Endless Enterprise EE-200 (Weibu F3C)
  • ECS EF20EA

Tudo bem Leandro. O Endless OS é um grande OS, eu tento utilizá-lo com certa estabilidade desde 2018. Atualmente o Endless tem, infelizmente, apresentado problemas com os drivers dos dispositivos wifi (placas de rede wireless) em vários dispositivos. Quero relatar que isso vem acontecendo desde as atualizações das versões 3xx (que funcionavam perfeitamente em todas as placas wifi com seus respectivos drivers reconhecidos e funcionais) para 4xx e agora 5.0. Não conseguimos mais estabilidade dos dispositivos de hardware wireless das marcas Broadcom, Realtek e Ralink. Tenho um LENOVO IDEAPAD3 mod.: 82MFS00100 com um Ryzen 5-5500U e placa iGPU Radeon 7 Série. Tudo funciona exceto as conexões com a internet. E agora até com cabo via RJ45 fica caindo e desconectando a internet toda hora. Parece um problema interno de arquitetura e construção do OS. Por favor, peço-lhe como Ambassador da Endless que reporte para a equipe responsável. Outra coisa: Sou professor e gosto muito dos programas educacionais, porém o OS deveria ter criado um aplicativo para fazer questões e atividades com base nos conteúdos dos programas: Matemática, Geografia, História… Isso seria muito útil para os professores. Muito obrigado.

1 Like

This topic was automatically closed 28 days after the last reply. New replies are no longer allowed.