Lançamento | Endless OS versão 3.5.7


#1

O Endless OS 3.5.7 foi lançado na segunda-feira 11 de março de 2019. Imagens para novos usuários estarão disponíveis em breve.

Comportamento antigo do botão direito em touchpads multi-touch

Em laptops com touchpad multi-touch, o Endless OS 3.5.2 alterou o comportamento do clique com o botão direito para tratar um toque com um dedo em qualquer lugar no touchpad como um clique esquerdo (primário). Em quase todos os sistemas, agora restauramos o comportamento anterior: um toque com um dedo na área inferior direita do touchpad agora é tratado como um clique com o botão direito do mouse novamente. (No ASUS E406MA, vendido com o Endless Hack, o comportamento do Endless OS 3.5.2 ainda está em vigor.)

Se você preferir o comportamento anterior a 3.5.2 e não tiver ajustado as configurações do touchpad, a atualização para 3.5.7 restaurará automaticamente esse comportamento.

Se você preferir o comportamento apresentado no Endless OS 3.5.2, você pode trazê-lo de volta abrindo uma janela do Terminal e executando este comando:

gsettings set org.gnome.desktop.peripherals.touchpad click-method fingers

Você pode voltar o comportamento padrão da versão atual do Endless OS abrindo uma janela do Terminal e executando este comando:

gsettings reset org.gnome.desktop.peripherals.touchpad click-method

(Originalmente, anunciamos essa alteração para a versão 3.5.5, mas descobrimos após o lançamento que a alteração foi quebrada, fazendo com que todas as máquinas do Endless OS mantivessem o comportamento apresentado na versão 3.5.2.)

Suporte de hardware atualizado

  • Vários problemas de desempenho de reprodução de vídeo no Endless Mini foram resolvidos.

  • O touchpad no Asus E403NA, X540NA e X541NA agora funciona de forma confiável. (Anteriormente, às vezes, deixava de funcionar.)

  • O touchpad no Lenovo Ideapad 330-15IGM agora é suportado.

  • O kernel do Endless OS foi atualizado agora é baseado no último lançamento estável do kernel do Ubuntu v4.18.0-15.16.

  • O pacote linux-firmware foi atualizado para 1.175.2, o que traz algumas correções para os adaptadores Intel WiFi 7000, 8000 e 9000 séries, QCA ROME e NVIDIA GV100.

Outras melhorias e mudanças

  • Controles dos Pais: Anteriormente, se um aplicativo era bloqueado no Controle dos Pais, o usuário ainda podia ver os resultados da pesquisa desse aplicativo quando eles pesquisavam na barra de pesquisa na área de trabalho (embora não tivessem permissão para exibir os artigos completos). Isso foi corrigido.

  • Um nome longo para usuários não quebra mais o aplicativo de Configurações: Anteriormente, definir um nome extremamente longo para um usuário faria com que o aplicativo Configurações ficasse extremamente amplo e, eventualmente, travasse. Os nomes agora estão limitados a 80 caracteres e o Configurações agora suporta nomes muito longos.

  • Mais erros de “Operação cancelada” foram corrigidos na Central de Aplicativos: Anteriormente, em raras circunstâncias, um erro falso era exibido durante a pesquisa na Central de Aplicativos. Isso agora foi corrigido, baseada em uma correção anterior no 3.5.3.

  • Correção de segurança do navegador: O navegador Chromium foi atualizado para incluir uma correção para a falha de segurança CVE-2019-5786.

  • Logs do console não mostrados ao desligar o sistema ao vivo ou do instalador: Anteriormente, desligar um sistema ao vivo ou instalador mostraria rapidamente as informações de depuração na tela. Agora isso foi corrigido: a sessão gráfica muda de forma limpa para o logotipo Endless.


closed #2