Não consigo usar o upgrade

Olá, gostaria de pedir ajuda com um problema que estou enfrentando. Ao executar os comandos ‘sudo apt update’ e ‘sudo apt upgrade’, encontro um erro neste diretório específico. Percebi que preciso atualizar o GNOME para, em seguida, poder atualizar o Flatpak, o que é necessário para baixar a Steam. Alguém poderia me orientar sobre como resolver esse problema? Agradeço desde já!

dpkg: erro: não foi possível aceder ao directório /var/lib/dpkg da base de dados
do dpkg: Sistema de arquivos somente para leitura

Algo que nos ajudaria bastante a entender o problema seria o seguinte:

  1. Abra o aplicativo chamado ‘Terminal
  2. Neste aplicativo execute o comando:

eos-diagnostics

  1. O comando acima irá criar um arquivo com as informações do seu sistema (exemplo: eos-diagnostic-160614_111731_UTC+0100.txt); Nos envie esse arquivo para que possamos analisar e ver uma possível solução

Boa noite Leandro segue o arquivo desde ja agradeço a atenção.
eos-diagnostic-231130_211350_UTC-0300.txt (3,0,MB)

@Daniel23 feito o envio do arquivo que pediram foi solucionado o problema ou passaram alguma orientação de correção?
Me pediram para enviar esse arquivo do app “Terminal” mas não consegui, poderia me ajudar?

  1. Abra o aplicativo chamado ‘Terminal
  2. Neste aplicativo execute o comando:
flatpak update --appstream && flatpak update -y
eos-updater-ctl update -force

Leandro foi digitado na sequencia e o primeiro comando retornou

e o segundo retornou: image

Ainda não funcionou estamos tentando
para enviar o arquivo basta clicar em responder e nesse icone carregar o arquivo
image

Galera devido a demora na solução do problema tive que formatar com uma versão mais recente . Meu notebook veio com o sistema desatualizado e com muito problema então troquei de Sistema Operacional devido as grandes empecilhos espero que ninguém passe por isso estou rodando em outro SO perfeitamente agora.
Obrigado a todos que tentaram ajudar.

This topic was automatically closed 28 days after the last reply. New replies are no longer allowed.