Não gostei do endless os como sistema de fábrica, o que fazer?

Para você que comprou um notebook ou computador que veio com o sistema Linux Endless, e acabou não gostando do sistema ou até mesmo não se adaptou, eu tenho a solução para você:
-Já tentou instalar outro S.O(Sistema Operacional) para substituir o Endless e não conseguiu? Bom, eu devo dizer que tentei instalar outras distros Linux além do Endless,e até mesmo tentei fazer um dual-boot,mas essas tentativas foram falhas e tive que ficar com o Endless no meu notebook mesmo,já que ele veio como sistema de fábrica. Mas o que fazer Lucas? Quero usar WIndows, Linux MInt, Ubuntu e não Endless,o que eu faço? Calminha aí jovem, muita calma que eu vou lhe explicar, mas antes de tudo, o Endless é um sistema feito para aqueles que não têm nenhum contato com informática, um sistema simplificado e educacional,eu até gosto dele sendo sincero hehehe, mas vamos lá:
1° Instale o GNOME Boxes na Central de Aplicativos ou instale usando o seguinte comando pelo terminal: flatpak install flathub org.gnome.Boxes
2° Intalado o GNOME Boxes, adicione ele a área de trabalho e, após pular os tutoriais, clique no sinal “+” no canto esquerdo superior da tela, lá você encontrará as duas opções:

1-“criar uma máquina virtual”
2-“conectar-se a um computador remoto”
Clique na 1° opção para instalar um novo sistema operacional e boa sorte!
Caso queira opções mais detalhadas,marque meu nome aqui no post!

Hi! Thanks for the support @Lucanonse

1 Like

Isso não ajuda muito. Ajuda se a pessoa quiser usar um programa ou dois, fazendo uma imagem muito básica pra rodar só aquele programa. Mas se a pessoa se sente insatisfeita com e quer trocar, fazer a box só vai fazer ele perder espaço e deixar o uso da RAM subótimo.

O problema, de fato não está na distro, mas sim na distribuição da mesma por empresas que agem de má fé com o cliente para que ele perca a garantia ao trocar de SO por se sentir limitado ( o meu caso, comprei um notebook caro para trabalhar com gráficos de alta definição, e tinha na loja “SO : Linux”; Achei que era Ubuntu, mas era Endless. Quebrei a cara porque tive que fazer uma Imagem pra usar um aplicativo enquanto a garantia acaba e eu possa trocar de distro sem problemas).

Nem preciso dizer que passei praticamente 2 semanas lendo de madrugada para entender o Endless, tudo o que faz, as limitações… e realmente, para o que a minha máquina propunha ( uso intenso de programas de alta performance estando conectado constantemente), colocar Endless não faz o menor sentido e é uma atitude bem mal-caráter da montadora. E o problema disso é que é uma distro com um propósito tão nobre, mas que vai levar duras críticas por conta de terceiros mal intencionados…

3 Likes

De fato, foi o que aconteceu comigo, comprei um notebook para trabalhar e estudar, e nas informações técnicas dizia que o sistema era Linux, porém imaginei que fosse Linux Mint ou Ubuntu também, quando chegou aqui em casa, vi que era um Linux diferente e totalmente fora do que eu já estava acostumado a lidar. Tive belos problemas e recorri a garantia, pois não sabia o que fazer e nem mexer nele, então decidi procurar uma ajuda, um guia “ENDLESS” para que eu soubesse o que eu estava fazendo no sistema. É um sistema muito simplificado de fato, mas estou pensando em instalar esse Toolbox, Podman, que dizem que roda programas que estão fora da central de aplicativos. Vou procurar me informar antes de sair falando balela,enfim amigo, obrigado por compartilhar sua experiência conosco!

1 Like

Eu também não gostei do endless como sistema, gostaria de desinstalar e instalar um windows 10, porém não achei a alternativa de criar uma máquina virtual viável, já que quero instalar jogos e outros programas mais pesados que só rodam em windows. Me sinto de mãos atadas com uma máquina que rodaria todos os meus jogos mas o sistema não abre nenhum deles! Quando li que o computador vinha com Linux, li algumas resenhas e todas falavam sobre Ubuntu, achei que não teria problemas… Eu só queria um tutorial de como fazer esse processo sem eu ter que recorrer a um técnico e acabar com a minha garantia… Alguém sabe como fazer isso?

2 Likes

Entre em contato com o pessoal da garantia de seu notebook, você não tem direito de ficar com um sistema que não atende os seus requisitos, talvez eles instalem o Windows 10 pra você sem perder a garantia, mas acho que vai ter que pagar pelo sistema, eu acho.

É possível usar o Google Meet no Endless?

1 Like

sim, é sim, é só acessar o site : https://meet.google.com/ , e comece as suas reuniões sem erros!

Opa, Lucas!
Poderia me dizer aonde encontro esse Toolbox ou Podman e como instalá-lo?
Sou novato no Linux, ainda mais no Endless, mas não gostaria de trocar o SO de cara sem antes ter uma experiência mais aprofundada.
Obrigado!

Por enquanto não é possível instalar @leofidelis7k, pois o Endless OS é baseado no Debian e não no Ubuntu ou Fedora, os pacotes que estão no Endless não são compatíveis com o Toolbox por mais que o Endless permita a sua instalação, pois até agora não vi ninguém falando que conseguiu o usar o toolbox(podman) no Endless. Então não será possível instalar pacotes sem ter que recorrer a Central de Aplicativos. Você pode usar o comando “Toolbox create” no terminal, mas faça se estiver o devido conhecimento e consciência do que está fazendo, não quero ser responsável caso der erros no sistema, faça com cuidado e cautela, recomendo pesquisar. Enfim, mas é isso amigo, não é possível a execução do Toolbox no Endless. Abraços!

Blz, como disse anteriormente, sou novato no Linux e gostaria de familiarizar com o Endless primeiro antes de migrar pra outra distro, e como você recomendou a pesquisa, tem alguma indicação de lugar pro onde começar?

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

O Toolbox e o Podman já vem pré instalado com o Endless OS. O Toolbox é uma ferramenta que oferece um ambiente baseado em RPM para desenvolvimento e depuração de software que executa totalmente sem privilégios usando o Podman. Recomendo a leitura da documentação do comando toolbox usando o comando toolbox --help ou github.com/debarshiray/toolbox/tree/master/doc

2 Likes

This topic was automatically closed 28 days after the last reply. New replies are no longer allowed.