ENDLESS OS, realmente um ótimo sistema, ante de tudo gostaria de parabenizar os desenvolvedores, muito pratico, intuitivo como foi anunciado, meus filhos adoram, na minha humilde opinião acho que é uma ótima opção.
O endless tem quase tudo que eu preciso em um sistema, internet, um officer que eu já usava no windows, aplicativos de redes sociais e email, tem diversos programas para os usuários de computação gráfica e programação, programas educativos e etc, de graça por sinal, mas vejo que a parte de entretenimento ficou meio de lado, para o meu trabalho ele supriu as minhas necessidades, porem meu passatempo é assistir filmes e series, só uma pessoa bem caseira, saio com a familia, mas em casa quando não estou trabalhando eu to assistindo algo, e os codec são pagos, não que 10 R$ seja muito, a questão não e essa, praticamente uma contribuição, só que a tantos programas que facilitam N usuarios diferentes, uma coisa tão simples como assistir filmes eu não posso pq tenho que comprar o pacote de codec, não tive sorte comparado a outros, mas quero deixar claro, o sistema é bom, algumas travadas na abertura de multiplos programas, mas o sistema é novo tem tudo para dar certo, infelizmente quando quero assistir filmes eu tenho que fugir para o windows, parabens novamente para a equipe do endless e sucesso.
@Sobral ficamos felizes por ter gostado e agradecemos os elogios!
Sobre os codecs nós concordamos com você. O problema não é exatamente o Endless e sim que alguns codecs são patentiados, o que significa que os donos cobram das empresas que querem distribui-los na sua plataforma. Como o Endless quer ser acessível para o maior número que usuários, a nossa alternativa (ao menos por agora) foi disponibilizar esse pacote de codecs pago pelo menor preço possível para os nossos usuários.
Espero que eu tenha explicado bem e te recomendo a testar o VLC player que você pode instalar no Endless através da central de aplicativos.
Uma das melhores distribuições linux que já testei. A idéia do desktop semelhante ao android achei da hora, sobre desempenho então melhor ainda. Não tive nenhum problema com mídia. A única coisa que deixou a desejar é dificuldade de obter pacotes que não sejam do repositório oficial como wps office, e também alguns que bugam como o dropbox. Talvez não seja lá grande coisa pois a idéia e a visão do sistema continuam no caminho certo, porém a distro vai agradar muitos usuários atraídos pela beleza e desempenho, espero que até la os apps da loja cresçam ainda mais como o da deepin store, e que haja outros caminhos para obter pacotes… excelente trabalho <3