Em computadores que inicializam utilizando o firmware BIOS (diferente dos novos com padrão UEFI), o Instalador do Endless OS para Windows costumava funcionar substituindo o inicializador (bootloader) do computador, pelo próprio inicializador do Endless, o GRUB, que permitia inicializar com o Endless OS, detectava e permitia carregar o Windows normalmente.
Infelizmente esse processo era falho para um grande percentual de usuários (20-30%) por duas razões em específico. Primeiro (e mais frequente) porque o inicializador do Endless OS era maior que o do Windows, e nem todos os sistemas possuem espaço livre disponível para inicialização (Boot Track composto pelo MBR - registro mestre de inicialização - e os setores no disco que o seguem imediatamente) capaz de armazenar o inicializador do Endless OS.
Segundo porque o bootloader do Endless OS apenas reconhece como detectar e inicializar o Windows. Se for detectado algo além do Windows no sistema ele pararia e recusaria a seguir adiante com o processo. Dessa forma, prevenimos a inicialização de qualquer outro sistema operacional presente no computador (como outras distros Linux, como Ubuntu ou Fedora). O Bootloader também previne que o usuário teste ou instale o Endless caso sejam reconhecidos outros softwares, como uma partição de recuperação oferecida pelo fabricante do computador, e que seja interrompida a instalação do Endless desnecessariamente.
No próximo lançamento do Endless OS, implementamos um novo processo de inicialização para o Endless OS em sistemas de BIOS de inicialização dupla (dual boot), que deve evitar esses problemas. Semelhante ao antigo instalador “Wubi” do Ubuntu, e ao instalador do Remix OS, nosso novo instalador cria uma entrada para o sistema operacional Endless no menu de inicialização do Windows, o que significa que o Endless OS pode ser adicionado ao seu sistema sem fazer alterações em nenhum outro boot software que você já instalou.
Se você teve problemas para instalar o Endless OS, versão dual boot antes, ou você já possui um sistema Windows sem o Endless OS em conjunto em seu computador, gostaríamos de obter sua ajuda para testar e ver se a nossa nova abordagem funciona melhor.
Para quem é isso?
-
Se você tem um sistema Windows 7, 8 ou 10 onde você não tentou instalar o Endless OS antes; ou
-
Se você teve problemas no passado com o instalador falhando em 95%, dizendo: “Identificamos alguma coisa errada ao instalar o Endless OS em seu computador.”; ou
-
Se você tem um sistema de dual-boots entre o Windows e outro Linux, e não conseguiu instalar Endless recebendo a mensagem de erro “Infelizmente, seu computador já possui um outro sistema operacional instalado.”; ou
-
Se você viu esse erro sobre outro sistema operacional, mesmo que você não tivesse outro sistema operacional instalado.
-
Se você tem um sistema que inicia com BIOS (às vezes chamado de “legacy mode” em computadores mais novos). Isso é cerca de 90% dos sistemas que vemos no momento.
Para quem não é?
-
Se você já possui o Endless OS instalado como dual boot em um sistema Windows e funciona bem.
-
Não temos uma maneira fácil de substituir o carregador de inicialização se o Endless OS já estiver instalado sem primeiro remover o Endless OS e perder todos os seus arquivos e aplicativos, então, se já estiver funcionando bem, não teste!
-
Se você tem um sistema que inicia com UEFI.
-
Nesse caso, a versão beta do instalador se comportará da mesma forma que a versão atual - uma entrada para iniciar o sistema operacional Endless será adicionada à ordem de inicialização do firmware e o Gerenciador de inicialização do Windows não será modificado.
-
Se você tem uma versão do Windows anterior ao Windows 7, como Vista, XP ou 2000.
-
Se você teve o problema onde o instalador termina sem erro, mas não há nenhum sinal do Endless OS quando você reinicia seu computador - ele começa de volta no Windows (comum em sistemas Acer, Gateway e Packard Bell recentes).
Como faço para testar?
-
Baixe a versão beta do instalador em https://d1anzknqnc1kmb.cloudfront.net/endless-installer/endless-installer-beta.exe
-
Execute o instalador como de costume. Se você ainda não tiver baixado, ele irá baixar a última versão do sistema operacional (atualmente 3.1.8) e o novo carregador de inicialização
-
Reinicie e você deve ver um menu que permite escolher entre sistema operacional Endless e Windows!
-
Se você usa outra distro Linux e já possui um menu de inicialização quando inicia o seu computador, escolha o que faz normalmente para iniciar o Windows - você deve ver uma opção de escolha entre o sistema operacional Endless e o Windows depois disso.
-
Nos avise sobre o processo. Funcionou? Alguma coisa estranha aconteceu?
Não funcionou, o que eu faço?
-
Faça um post no fórum e conte-nos o que aconteceu.
-
Reinicie no Windows e encontre todos os arquivos denominados EndlessInstaller na mesma pasta que o instalador endless-beta.exe e anexe-os à sua publicação no fórum.
-
Procure “cmd” no menu Iniciar do Windows e clique com o botão direito do mouse na entrada “Prompt de Comando” (Command Prompt). Selecione “Executar como administrador”. Maximize a janela do prompt de comando, digite “bcdedit” e, em seguida, faça uma captura de tela. Anexe isso ao seu post no fórum também.
-
Nos avise a marca / modelo do seu PC e se você tem algo incomum sobre sua configuração, como múltiplos SSDs ou discos rígidos, mais de uma versão do Windows ou qualquer outra distribuição Linux ou sistema operacional instalado.