Uso do terminal para programação em C

Teria como instalar a função gcc ao terminal pra compilação no Endless ou é apenas no Ubuntu? E meu teclado numérico não funciona, ja tentei usa Fn e num lock, mas não resultou em nada, pode ser alguma função desabilitada no sistema?

@Patrick_Santos
Algo que nos ajudaria bastante a entender o problema seria o seguinte:

1. Abra o aplicativo chamado ‘Terminal’
  2. Neste aplicativo execute o comando: eos-diagnostics
  3. O comando acima irá criar um arquivo com as informações do seu sistema (exemplo: eos-diagnostic-160614_111731_UTC+0100.txt); Nos envie esse arquivo para que possamos analisar e ver uma possível solução

eos-diagnostic-170828_191638_UTC-0300.txt

@Patrick_Santos
Nos envie esse arquivo para que possamos analisar e ver uma possível solução

eos-diagnostic-170828_191638_UTC-0300.txt (231,1 KB)

Bom dia @Patrick_Santos!

Estamos analisando o seu log para ver a questão do teclado numérico.

Em relação ao GCC segundo nossa engenharia, o Endless não vem com esta função por padrão mas você pode adicionar via Flatpak Neste link tem instruções detalhadas de como fazer mas você também pode rodar estes comandos abaixo.

flatpak install gnome org.gnome.Sdk//3.22
flatpak run --devel --command=bash org.gnome.Sdk//3.22

http://flatpak.org/developer.html Neste link tem detalhada as instruções.

Nos avise em caso de dúvidas.

Abraço.

Essas instalações são todas pelo terminal?

Sim
:endless:
:endless:

Então, tem mais algum outro passo para seguir?

@feaneron , poderia ajudar com esta questão por favor?

Abraço.

Depois que você executar o comando flatpak run --devel --command=bash --filesystem=home org.gnome.Sdk//3.22, o gcc vai estar disponível.

Infelizmente, acho que ainda não funcionou …

@Patrick_Santos funcionou sim. O gcc foi executado, mas lhe alertou que você não passou nenhum arquivo para ser compilado.

Outro erro na imagem é que você tentou executar o segundo comando flatpak dentro de um terminal do primeiro flatpak. Isso não é possível.

Uma última dúvida então, eu tentei compilar um programa criado no gedit, mas quando tento compilar, por quê aparece comando não encontrado?

Porque você precisa executar uma única vez o comando flatpak run --devel --command=bash --filesystem=home org.gnome.Sdk//3.22 antes de poder usar o GCC.

Observe:

(Você deve colocar 3.22 ao invés de master no seu computador)

Ok, me desculpe, mas eu ainda não consigo achar meu erro

@Patrick_Santos nessa última imagem, você está quase lá! Acho que o mais produtivo para você seria dar uma olhada em um tutorial de como executar o gcc (por exemplo, esse aqui: http://fig.if.usp.br/~esdobay/c/gcc.html).

Basicamente, você precisa passar uma lista de arquivos para o gcc compilar. Algo como:

$ gcc arquivo1.c arquivo2.c -o meu_programa

Abraços