Utilizando o Steam com Endless OS 3.0

Olá, boa tarde a todos.

Recentemente adquiri o note gamer da acer Nitro 5, mas apesar de ser um gamer, é incompatível com maioria dos jogos que eu gostaria de jogar.

Pesquisei formas de bypassar esse “problema” e descobri o Proton. Atualizei o app com os complementos e segui também as instruções do fórum, mas infelizmente ainda não consigo jogar meus jogos (Skyrim para ser mais específico). Jogo abre e fecha imediatamente.

Caso exista alguma outra dica ou solução, agradeceria bastante.

Outro detalhe importante, essa é minha primeira vez utilizando um SO linux, então não tenho muita experiência ainda com esse sistema.

Endless 3.9.3.

Obrigado.

O jogo é The Elder Scrolls V: Skyrim? Você baixau o Proton GE?

Esse mesmo. Já baixei esse complemento e também já tentei os outros. Já tentei rodar utilizando várias versões do Proton, algumas não chegam nem a iniciar o jogo, outras abrem e fecham imediatamente.

Vi no site do Proton que ele é compatível, mas não consegui ainda. Lá eles não mencionam o Endless como base, mas vários outros SOs, não sei se é incompatibilidade mesmo do Endless ou algo que eu esteja fazendo errado.

Baixou tambem os dois Proton (construção da comunidade)? se não baixe os dois Proton (construção da comunidade)

E depois reinicie o computador

E depois abra o Steam

Vá na Propriedades… do jogo The Elder Scrolls V: Skyrim

Click em COMPATIBILIDADE

Assinale Forçar uso de ferramenta de compatibilidade do Steam Play especifica e seleciona o Proton 6.3-1 (community build)

Fiz isso, mas permanece da mesma forma. Jogo abre e fecha logo em seguida.

Um detalhe, não sei se vai influenciar ou não, mas a versão de Skyrim que estou tentando jogar é a Special Edition, e não a versão tradicional.

Qual versão do Nitro 5 você tem?
Processador intel ou amd? i5 ou i7?
Memória ram de 8gb ou 16gb?

Bom dia!. desculpe a demora em responder.
Seguem as especificações abaixo:

Isso deve ser resolvido com a atualização do Mesa Drive no Endless OS 4 que está previsto para ser lansado em maio ou junho de 2021

Hmmm, entendido. Obrigado pelo suporte, Leandro. Vamos aguardar até lá.