Vantagens e desvantagens do Endless OS ( Para leigos)

Em Junho comprei um PC Potente para :
1- Fazer estudos de Eletroencefalografia e FMRI
2- Analisar gráficos de frequência cerebral
3- Fazer mapeamento cerebral por LORETA
4- Estudar graficos de investimentos em Crypto
5- Colocar algum joguinho aqui ou ali.

Tinha escolhido na loja um computador com Linux justamente pela facilidade que ele tem de se customizar e como forma de aprender alguma ferramenta melhor e que de fato ficasse melhor a cada atualização. Entretanto, no que eu pensava ser um FEDORA ou UNBUTU, veio o Endless.
Demorei a entender a Distro, não pelos comandos, mas sim por seus limites.
O costume de muitos com o Windows é que muito poucas coisas não funcionam. No Linux, isso é maior, mas tem a facilidade do Wine/Lutris que se viram nos 30 para abrir algumas aplicações.
No Endless, entretanto… bem… tem o Phoenicis que não funciona, dá crash, não atualiza, e você precisa ficar indo pro terminal para que ele baixe algum pacote novo. O Lutris existe, mas tem o mesmo problema. Porém, mesmo tendo uns passos adicionais e muito mais tempo perdido quando comparado com outras distros.

De uma maneira geral, eu não curti o Endless e tô esperando os correios saírem pra entrega num dia que não seja feriado pra pegar o pendrive e bootar ele no fedora. Mas só estou trocando por ele ser muito estático e não deixar mexer no root. Mas se não fosse ele, com certeza eu teria que formatar 444444444x o meu computador antes de aprender qualquer coisa sobre as distros.
Porém, o Endless tem muitos pontos positivos, principalmente para universidades e estudantes :
1- O flatpak otimiza a capacidade de dados;
2- O sistema ajuda muito a leigos entenderem como usar o terminal ( porém, nesse caso, tem muito mais tutoriais na web para UNBUTU e Fedora. Mas o Endless faz isso de maneira bem simples, lúdica e educativa. Muito bom para usar em ensino fundamental anos iniciais);
3- Possui um baixo uso de tudo, e tudo, digo literalmente tudo no pc;
4- É um sistema que com um pouco mais de 100GB de HD, vc consegue utilizar muito do espaço.

Sendo uma Distro IDEAL para :
A- Escolas, Universidades e centros de pesquisa; Pois possui uma ampla gama de programas para análise laboratoriais e de dados de pesquisa; edição de texto e imagens; aprendizado em linguagem de programação, matemática, ciências naturais, língua portuguesa, espanhola, inglesa, francesa, italiana…, História, geografia, filosofia, sociologia…

B- Locais com baixa conectividade e necessidade de informatização; Pois a grande maioria dos programas funcionam sem a necessidade de ter uma conexão contínua com a rede para funcionar. Integrando o conhecimento digital para áreas remotas, e dando mais conteúdo para populações mais pobres.

C- Pessoas idosas e crianças com pouco contato com a tecnologia da informação; A facilidade de se aprender a mexer no terminal, as ferramentas lúdicas para ensinar programação, matemática… fazem do Endless muito melhor que muita aula remota nessa pandemia.

D- Empresas das mais diversas; O baixo uso do sistema faz com que você possa abrir muitas coisas ao mesmo tempo. Programas de planejamento, chão de fábrica, emissão de notas, vendas… tudo bem fácil e bem rápido.

E- Trabalhos com edição de vídeo e fotos; Tem uma miríade de programas pra isso e usam muito pouco dados, por sinal.

F-Gestão de bens e serviços públicos; O mesmo motivo das empresas, e ainda gera mais segurança contra hacking.

Porém, se você não faz parte desses grupos e quer usar o Endless OS, saiba que:

1- Diferente de outras distros, você não tem acesso ao Root, e só usa o super user pelo terminal ( se esse for um problema, sugiro o FEDORA com FLATPAK, que é bem similar e permite uma customização maior. Mas digo logo, cuidado ao mexer no root);

2- Se o seu computador tiver mais de um HD, você só conseguirá usar um para instalação de softwares, o outro fica só para armazenamento ( tem métodos pra usar com programas, e é novamente tendo que fazer uma novelinha de 15 min no terminal, e detalhe, caso erre, você pode perder todos os dados ali armazenados. Detalhe, isso para cada programa que for tentar “instalar”[ pq o máximo que dá é colocar como repositório de dados] );

3- Para a comunidade gamer que tá comprando PC “ACER NITRO alguma coisa” e reclamando ( o que mais vejo, por sinal) : O melhor a se fazer é ir pro WIndows ou se ainda não comprou e tem grana de sobra, comprar um macbook daora. O Endless OS não foi feito para sustentar jogos intensivos de conexão direta com a internet, logo, não tem LoL, Não tem Overwatch, só tem Dota e CS. A não ser que você faça um monte de maracutaia que funciona ( já que o Phoenicis e o Lutris nunca baixam pelo botão e tem que fazer um monte de passo. E isso tá sendo uma reclamação muito comum, por sinal nas comunidades deles), mas não como no Windows ou no Mac. Sim, o pessoal da comunidade Linux de uma maneira geral vive pedindo pras empresas disponibilizarem. Porém, há um receio muito grande das empresas com distros linux, uso de Kernel e hacking. Não sugiro fazer uma máquina por virtual box, porque fica lento demais, totalmente sub otimizado, e vai dar mais raiva; Se for pra jogar algo do tipo DOTA, CS, ou alguma das poucas coisas do Proton, é de boas, por sinal. E fica bem mais rápido. Nunca que o mapa gigante do Terraria´ carregaria em menos de 30s pelo windows.

4- ´Se você for utilizar algum software empresarial, é tranquilo, dependendo de qual for e para qual propósito. Se só funcionar em Windows … bem… fazer uma máquina virtual pode ajudar, mas deixa o processo um pouco mais lento e estressante. Porém, há muitas ferramentas na central de Apps que chegam a ser até melhor que um Sapiens, por exemplo.

5- Quer fazer trade na bolsa? Nem tente. Saiu ontem ( 10/09/2020) um estudo da Fundação Getúlio Vargas que de 98 mil pessoas que fizeram/ fazem day trade na B3, 99,43% perderam dinheiro. Não é que é arriscado perder, se fosse 0,07% maior ai, perder com Day trade seria tão certeiro quanto vc jogar uma maçã e ela cair no chão, ou seja, você tem 0,57% de chance de sair ganhando. Se for fazer algum investimento de verdade, melhor fazer de comprar e segurar ou de renda fixa. E pra esses dois, os home brokers de web funcionam muito bem. Mas se você gosta de perder dinheiro, ou tem mais de milhão pra ganhar 1000 numa operação bem rápida e sair antes que venha a braba, sugiro mudar pra windows, porque 100% das corretoras com apps e softwares botam no windows ( Day trading é assim: quem bota 100 reais numa operação de day trade não sai quando ganha 5 reais; Porém, quem colcoa 10.000 pode muito bem sair de uma depois de ganhar 500. principalmente se for pra tirar ondinha no whatsapp e mentir que saiu do 0). ( https://pt.scribd.com/document/475312807/81949-176074-1-PB?fbclid=IwAR3YIYAkHqRnx3o7hc_FWnzdNyykKRG6LJM2551-q6KrTJQi32YJrbLYQGM - > endereço do estudo)

No mais, o Endless é uma ferramenta excelente, porém é mais voltada um propósito que não atende a todos. Não diria " atentem ao produto que estão comprando", pois pode dizer lá : Sistema -LINUX, vc achar que é uma distro e vir o Endless. Mas diria que é sempre bom verificar se o Endless é o que você necessita ou se ele pode se modificar para isso.
De uma maneira bem explificada, eu diria que as distros Linux como FEDORA e UNBUTU são como aquelas caixas gigantes com mais de 1000 peças de Lego sortidas, você monta tudo com facilidade e não tem uma forma bem definida. Enquanto o Endless é um modelo de nave lego star wars. É bem fácil de montar e vem com alternativas para o modelo. Você pode fazer uma máquina mortífera, mas nunca fará o mesmo castelo que a caixa grande. Enquanto outras, como o Kali, são tipo aqueles Legos caríssimos do Taj Mahal ou do Pentágono, só especialista consegue.
Já o windows é o Mega blok. Sim, vc pode fazer coisa pra caramba, mas não tem nem a metade da graça e vc usa na real, no máximo, máximo msm, vc vai pegar os bonequinhos de cavaleiros pra serem usados como peça de armadura e dificultar a campanha no D&D.

1 Like

Olá @Thiago_ventura. Gostei da sua publicação, e gostaria de aproveitá-la para compartilhar um vídeo que assisti do canal “Diolinux” no YouTube:

Como a temática dele é parecida com a que vc propôs. Acho interessante fazer parte da sua publicação, o que acha?

@Thiago_ventura Thanks you for sharing this information.

This topic was automatically closed 28 days after the last reply. New replies are no longer allowed.