Virtual Keyboard que funcione

Olá! Estou usando o Endless OS 3.3.17 em um Ultratop LIVAx2, Processador - Intel® Celeron Dual CoreTM N3060, Gráficos HD Intel® (até 750MHz), Memória - 2GB 1600MHz DDR3L, Armazenamento - eMMC - 32G.

Também o uso em um PC Processador - 2x Intel® Pentium® CPU G3260 @ 3.30GHz,
Memória - 8GB 1600MHz DDR3L, Motherboard - ASUSTeK H81M-C/BR

Ocorre que o teclado virtual não funciona da forma como deveria, não sendo possível digitar textos no LibreOffice ou no GMail. O mesmo teclado virtual funciona normalmente no Debian e em outras distros.
A questão do teclado vem sendo abordada desde Jan 2015 (outro usuário), não sendo até hoje apresentado uma solução. Acredito que configurar corretamente este aplicativo do Endless, seja um dos menores problemas para os desenvolvedores.

Se o problema for assim, intransponível, solicito a inclusão no repositório do Endless do software xvkbd- Virtual Keyboard, que funciona bem em qualquer distro, e pela sua simplicidade não deve ser um problema. Não é o melhor software deste gênero, porém é mais completo que o teclado disponível no Endless.
Não é um pedido particular. É um recurso de acessibilidade, serve para todos os usuários e principalmente para as pessoas com necessidades especiais. É um recurso de inclusão digital que não pode faltar em um sistema destinado a nobre tarefa do ensino!

Só estou fazendo esta crítica, por que acredito que o assunto seja do interesse de muitos usuários e que trará benefícios a todos.
Tratando-se do Endless é mais fácil fazer elogios por que é um sistema que supera outras distros linux na simplicidade de uso, bom acabamento, disponibilidade e utilidade de programas e fim social. Um sistema agradável e o recomendo às pessoas que conheço …
Destinado a educação nos países emergentes, serve muito bem para as tarefas diárias e também como uma central multimídia, instalado em um NUC, ligado a TV da sala, filmes, músicas, navegação etc…

Agradecendo sua atenção, cordialmente, Carlos Duprate.

Oi Carlos, obrigada por nos enviar essa sugestão. Vamos repassar internamente. Contactamos nossa equipe de engenharia e nos foi informado que alguns pontos mencionados por você devem ser corrigidos na versão 3.4. ou pelo menos melhorou significativamente. No entanto, continuamos trabalhando em melhorias nessa área também para a versão 3.5, pois sabemos da importância desse recurso para nossos usuários.

Olá! Quero salientar que estou plenamente satisfeito com o Endless. Talvez
o use como meu OS principal daqui para frente. Preciso adaptar-me. Uso há
10 anos versões do Puppy Linux, que não é para multi-usuários e sempre
entramos como administrador do sistema… é difícil sair desta ótica!
Porém, o Endless tem uma equipe de desenvolvedores engajados
profissionalmente e totalmente comprometidos com o sistema, dando mais
segurança ao usuário final. Hoje muito se fala em falhas de segurança nos
processadores (meltdown e especter ) e verifiquei que o Kernel do Endless
está com os pacotes de correções da Intel e AMD instalados e funcionando! A
última versão do Debian (9.4) não tem isso. Então, hoje o Endless é talvez
o único sistema linux que entrega ao usuário final, desde o primeiro
download, uma cópia atualizada e pronta para o uso. Dou-lhes os parabéns!
Agradecendo sua atenção, cordialmente, Carlos Duprate.

1 Like

Endless OS 3.4.0 beta

2 Likes