Olá! Estou usando o Endless OS 3.3.17 em um Ultratop LIVAx2, Processador - Intel® Celeron Dual CoreTM N3060, Gráficos HD Intel® (até 750MHz), Memória - 2GB 1600MHz DDR3L, Armazenamento - eMMC - 32G.
Também o uso em um PC Processador - 2x Intel® Pentium® CPU G3260 @ 3.30GHz,
Memória - 8GB 1600MHz DDR3L, Motherboard - ASUSTeK H81M-C/BR
Ocorre que o teclado virtual não funciona da forma como deveria, não sendo possível digitar textos no LibreOffice ou no GMail. O mesmo teclado virtual funciona normalmente no Debian e em outras distros.
A questão do teclado vem sendo abordada desde Jan 2015 (outro usuário), não sendo até hoje apresentado uma solução. Acredito que configurar corretamente este aplicativo do Endless, seja um dos menores problemas para os desenvolvedores.
Se o problema for assim, intransponível, solicito a inclusão no repositório do Endless do software xvkbd- Virtual Keyboard, que funciona bem em qualquer distro, e pela sua simplicidade não deve ser um problema. Não é o melhor software deste gênero, porém é mais completo que o teclado disponível no Endless.
Não é um pedido particular. É um recurso de acessibilidade, serve para todos os usuários e principalmente para as pessoas com necessidades especiais. É um recurso de inclusão digital que não pode faltar em um sistema destinado a nobre tarefa do ensino!
Só estou fazendo esta crítica, por que acredito que o assunto seja do interesse de muitos usuários e que trará benefícios a todos.
Tratando-se do Endless é mais fácil fazer elogios por que é um sistema que supera outras distros linux na simplicidade de uso, bom acabamento, disponibilidade e utilidade de programas e fim social. Um sistema agradável e o recomendo às pessoas que conheço …
Destinado a educação nos países emergentes, serve muito bem para as tarefas diárias e também como uma central multimídia, instalado em um NUC, ligado a TV da sala, filmes, músicas, navegação etc…
Agradecendo sua atenção, cordialmente, Carlos Duprate.