Lançamento Beta | Endless OS 3.7.7~beta1 Raspberry Pi 4 Preview

Estamos felizes em lançar uma versão de pré-visualização do Endless OS no Raspberry Pi 4!

Isso é lançado como uma “versão de visualização” devido a algumas limitações no desempenho gráfico e no suporte de hardware, conforme detalhado abaixo. No entanto, inclui todos os recursos usuais do Endless OS suportados em outras plataformas, além de uma ampla seleção de aplicativos. Esperamos melhorar nossos lançamentos do Raspberry Pi nos próximos meses.

Como uma versão prévia, agradecemos especialmente os comentários da comunidade em nosso fórum sobre o interesse em usar o Endless OS neste hardware, particularmente em quais contextos esses dispositivos são usados, o que funciona bem e o que precisa ser aprimorado.

Instruções de instalação

Esta imagem requer o Raspberry Pi 4 Modelo B com 2 GB de Memória RAM ou 4 GB de Memória RAM. Embora o sistema operacional possa inicializar na edição de 1 GB, esperamos que funcione mal com essa quantidade limitada de Memória RAM. Você também precisará de um cartão SD que possa conter a imagem não compactada que você escolher instalar (16 GB para a imagem base e 32 GB para a variante em inglês). Para uma experiência melhor, recomendamos o uso de um cartão SD rápido (classe 10 ou superior).

Faça o download da imagem desejada aqui (imagem base com alguns aplicativos pré-instalados, download de 2,27 GB, assinatura) ou aqui (variante em inglês com mais aplicativos pré-instalados, download de 13,31 GB, assinatura) e siga as instruções abaixo para o sistema operacional que você usará para criar o cartão SD do Endless OS para o RPi4.

Informe-nos no fórum se houver alguma dificuldade durante a instalação.

Endless OS

Para criar o cartão SD do Endless OS, você pode usar o aplicativo GNOME Disks incluído. Depois de baixar a imagem e conectar o cartão SD, inicie os discos GNOME, selecione seu cartão SD na barra lateral à esquerda, clique no ☰ menu on no canto superior direito e selecione “Restaurar imagem de disco…”. Escolha a imagem que você acabou de baixar e clique em “Iniciar restauração” e depois em “Restaurar”. Isso é muito semelhante ao processo de criação de cartões de memória Endless USB a partir do Endless OS, descrito com capturas de tela deste artigo.

Windows

Para criar o cartão SD no Windows, recomendamos o uso do Rufus. Se você ainda não o instalou no seu computador,baixe a versão portátil mais recente do site deles e inicie-a. Depois de permitir que ele faça alterações no seu dispositivo (verifique se o prompt diz que é de um fornecedor verificado, no momento em que este documento foi publicado pela Akeo Consulting), conecte o cartão SD à sua máquina. Selecione seu cartão SD em “Dispositivo” e “Imagem ISO ou disco” em “Seleção de inicialização” clicando em “SELECIONAR”. Então encontre sua imagem e clique em “INICIAR”.

Após o término do processo, feche o Rufus e remova com segurança o seu cartão SD.

Mac OS

Para criar o cartão SD no Mac OS, recomendamos o uso do balenaEtcher, que pode ser baixado do site deles, e seguir um processo semelhante ao descrito neste artigo, mas certifique-se de selecionar o cartão SD e a imagem que você baixou dos links nestas notas.

Suporte de aplicativos

A maioria dos aplicativos disponíveis na Central de Aplicativos em outras versões do Endless OS também está disponível no Raspberry Pi. Nem todos os aplicativos disponíveis foram testados neste dispositivo. Por isso, relate os problemas para nós ou para os desenvolvedores dos aplicativos. (Como mencionado abaixo, aplicativos como jogos que usam muito os processamento gráficos podem ter um desempenho ruim nesta versão de pré-visualização - isso não precisa ser relatado.)

Endless Hack

Um dos grandes aplicativos pré-instalados no Endless OS no Raspberry Pi é o Endless Hack. Aprenda a codificar, explore ferramentas de arte e descubra projetos de artesanato através do ícone Hack na área de trabalho.

O Endless Hack no Raspberry Pi deve ser considerado um alfa tardio, em oposição à versão beta inicial do Endless OS no Raspberry Pi em geral. Atualmente, os aplicativos são executados de ½ velocidade (para aplicativos com baixa demanda gráfica) a aproximadamente 1/100 de velocidade (pior caso para aplicativos com demandas reais de renderização 3D ou decodificação de vídeo). Em geral, aplicativos exigentes graficamente não são recomendados para uso (veja abaixo em Suporte de hardware e problemas conhecidos para obter uma explicação mais detalhada).

Alguns aplicativos do Endless Hack estão indisponíveis no Raspberry Pi, devido à arquitetura diferente da plataforma; portanto, algumas ou todas as atividades em um caminho podem não estar disponíveis inicialmente.

Suporte de hardware

Conforme mencionado nas instruções de instalação, um Raspberry Pi 4 Modelo B com 4 GB de RAM é recomendado para uma melhor experiência.

As funções mais essenciais do hardware Raspberry Pi 4 são suportadas, incluindo cartão SD, USB, monitor e áudio HDMI, ethernet, WiFi de 2,4 GHz e Bluetooth. Observe as limitações com o suporte de vídeo e gráficos detalhados abaixo.

Problemas conhecidos

  • Nenhum driver de vídeo; é usado um framebuffer simples: O que significa que a funcionalidade comum de exibição não está disponível, incluindo hotplug, alterações na resolução, rotação da tela etc. Conecte sua tela HDMI antes de ligar o dispositivo.

  • Nenhum gráfico 3D acelerado por hardware: O que significa que a experiência gráfica do usuário não é totalmente tranquila e os aplicativos que fazem uso pesado de gráficos podem ter um desempenho ruim.

  • Nenhuma decodificação de vídeo acelerada por hardware: Os vídeos podem não ser reproduzidos sem problemas.

  • O áudio HDMI funciona apenas na porta 0 (não na porta 1), e o áudio analógico ainda não é suportado.

  • A banda de frequência WiFi de 5 GHz não está disponível (mas 2,4 GHz está funcionando).