Lançamento | Endless OS 3.6.0


#1

O Endless OS 3.6.0 foi lançado na segunda-feira 10 de junho de 2019. Imagens para novos usuários estarão disponíveis em breve.

Atualização da Endless Shell e da base do sistema

O Endless OS usa a interface Endless Shell que é baseada na interface GNOME, na distribuição Debian GNU/Linux e no kernel do Linux. Nesta versão, atualizamos os pacotes básicos do sistema operacional para as versões mais recentes do Debian “buster” (a próxima versão estável), a maioria dos componentes de desktop para as versões do GNOME 3.32 e do kernel Linux 5.0.0. Isso traz novos recursos, melhorias de desempenho, suporte de hardware e correções de bugs.

Suporte para contêineres compatíveis com Docker

O Endless OS 3.6 inclui o Podman, uma ferramenta de linha de comando que é amplamente compatível com a interface de linha de comando do Docker. Por exemplo, você pode usar isso para executar contêineres existentes do docker.io e de outros registros de contêiner (tente executar o comando podman run -p 8080:80 nginx no Terminal e em seguida acesse http://localhost:8080 em um navegador da web) e para construir imagens de contêineres a partir de um Dockerfile com o podman build.

Melhorias na instalação de aplicativos

Anteriormente, quando você instalava um novo aplicativo, ele era baixado da Internet para o disco e depois copiado para um local diferente no disco. Como resultado, você precisava temporariamente do dobro do espaço livre em disco que o tamanho do aplicativo para instalá-lo, e o aplicativo foi salvo no disco duas vezes. O Endless OS 3.6 inclui uma nova versão do sistema de distribuição de aplicativos Flatpak com uma nova melhoria de desempenho, desenvolvida pela Endless e pela Red Hat, que permite que os aplicativos sejam instalados e atualizados sem essa etapa adicional de cópia.

Outras melhorias e mudanças

  • Suporte ao Endless Companion removido: O aplicativo complementar do Endless para Android foi removido da Google Play Store há algum tempo. enquanto estava disponível, vários usuários relataram problemas ao conectar o aplicativo ao seu computador com Endless OS. No momento, estamos focando nossos esforços em outras partes do Endless, por isso removemos o suporte do aplicativo Endless OS para economizar espaço em disco dos usuários. Esperamos trazer isso de volta em uma versão futura, conforme o tempo permitir.

  • Flicker de inicialização reduzida em gráficos Intel: Se o seu compudador usa gráficos Intel, o processo de inicialização aparecerá um pouco mais suave do que antes, com menos flashes momentâneos em telas pretas.

  • Suporte atualizado a mesa digitalizadora Wacom: Os recursos avançados e a configuração dos últimos tablets gráficos Wacom agora devem ser possíveis.

  • Área de trabalho acessível após fechar e abrir o laptop: Em versões anteriores, sem aplicativos abertos, fechar a tampa do laptop, abrir a tampa novamente e desbloquear a tela deixaria os ícones da área de trabalho desbotados e inutilizáveis até você clicar em “Exibir área de trabalho” ou interagir com alguma outra parte da interface do usuário. Isso foi corrigido.

Problemas conhecidos

  • Clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho e clicar em Adicionar aplicativo não faz nada: Você pode adicionar aplicativos à área de trabalho abrindo a Central de Aplicativos, navegando até o aplicativo e clicando em Adicionar à área de trabalho.

Lançamento | Endless OS 3.6.1
Lançamento Beta | Endless OS 3.6.1~beta1
Lançamento Beta | Endless OS 3.6.3~beta1
closed #2

This topic was automatically closed 28 days after the last reply. New replies are no longer allowed.