Lançamento | Endless OS 3.9.3

O Endless OS 3.9.3 foi lançado na Quinta-feira 18 de Fevereiro de 2021. Imagens para download para novos usuários estarão disponíveis nos próximos dias.

Suporte multiusuário aprimorado para o Kolibri

Ouvimos seu feedback! Anteriormente, usar o Kolibri no Endless OS armazenava todo o conteúdo dentro de um usuário em seu sistema. Isso significava que, quando um dispositivo é compartilhado entre vários usuários em uma família ou sala de aula, os usuários não podem acessar o mesmo conteúdo offline.

Nesta versão do Endless OS, o Kolibri agora roda em todo o sistema e o conteúdo baixado pode ser acessado por todos os usuários do sistema, em vez de um diretório de dados separado para cada usuário. Isso é mais conveniente e economiza valioso espaço em disco se vários usuários quiserem usar o mesmo conteúdo!

Se você já usa o Kolibri, pode mudar para o novo comportamento e preservar seus dados. Adicionamos um script de migração que migrará o conteúdo existente e o tornará acessível em todo o sistema. Se você criar um novo usuário em seu sistema, o conteúdo ficará disponível para esse novo usuário. Execute o comando eos-kolibri-migrate no aplicativo Terminal.

Outras melhorias e mudanças

  • Correção de falha na Central de Aplicativos: Um bug que pode ser acionado por um aplicativo sendo renomeado por seu desenvolvedor foi corrigido.
  • Em Configurações, “Layouts de teclado” agora são chamados de “Fontes de entrada”: Isso é consistente com o GNOME e é mais correto para linguagens onde um editor de método de entrada é usado. A funcionalidade não foi alterada.
  • Correção de segurança ‘sudo’: Uma correção para CVE-2021-3156, codinome “Baron Samedit” foi adicionada a esta versão.
  • Correção de segurança ‘glib’: Este componente de baixo nível foi atualizado para corrigir GHSL-2021-045 e um problema de segurança relacionado.
  • Atualizamos o PulseAudio para a versão 14 e as bibliotecas ALSA, para resolver problemas de áudio em determinados hardwares.